O que leva a ter periodontite?

O que leva a ter periodontite?

A principal causa da periodontite é a gengivite não tratada, pois, quando seu quadro evolui, ela se torna mais agressiva e pode levar a consequências graves. O processo que leva uma simples inflamação na gengiva — gengivite — a se tornar uma periodontite, varia de caso para caso.

O que é bom para acabar com a periodontite?

“O uso de antibióticos como amoxicilina e minociclina, a administração de medicamentos anti-inflamatórios e o bochecho com clorexidina também são métodos que ajudam a tratar a doença”, afirma.

Quando é considerado periodontite?

A periodontite é caracterizada por inflamação mediada pelo hospedeiro que resulta em perda de inserção periodontal. A doença é detectada como perda de inserção clínica (NIC) pela avaliação com uma sonda periodontal padronizada com referência à junção cemento- esmalte (JCE) ao redor do dente (Tonetti et al.

LEIA TAMBÉM:   Como aumentar a energia depois dos 50?

Como saber se a periodontite é localizada ou generalizada?

Um periodonto sem perda de inserção, nem perda óssea radiográfica apresentará gengivite localizada quando o sangramento à sondagem estiver entre 10 e 30\%. Será considerada generalizada quando houver sangramento em mais de 30\% dos sítios (Quadro 4).

Quando a periodontite é generalizada?

É considerada generalizada quando a perda de inserção interproximal afeta pelo menos 3 dentes permanentes além dos primeiros molares e incisivos. A perda de inserção acontece em períodos episódicos de destruição pronunciada.

Quais os sinais clínicos das doenças periodontais?

Sintomas da doença periodontal

  • Gengiva inchada, vermelha e sensível;
  • Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
  • Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
  • Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
  • Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
  • Aftas;
  • Mau hálito persistente;

Quais são os sintomas da doença periodontal?

Quais são os sinais e sintomas da doença periodontal? Como a doença periodontal parte da gengivite, é possível que o próprio paciente perceba quando o problema está em fase inicial. Nesse caso, manifestam-se sintomas como: sensibilidade. Conforme explicamos, quando não tratada nessa fase, a gengivite evolui para a periodontite.

LEIA TAMBÉM:   Em que situacões o bem de familia legal e convencional podera ser penhorado?

Qual o tratamento adequado para a periodontite?

O tratamento para a periodontite varia de acordo com o grau da doença, podendo ser realizado por meio de cirurgia ou de técnicas menos invasivas. Além disso, como o problema surge em decorrência da má higiene bucal, que permite o crescimento de bactérias e tártaro, a boa escovação e o uso de fio dental devem fazer parte do dia a dia.

Como o dentista avalia a periodontite?

O dentista avalia o estado das gengivas, verifica se há sangramentos e pergunta sobre outros sintomas. Entretanto, como a periodontite não acarreta dor em suas fases iniciais e muitas pessoas não visitam o odontologista, o diagnóstico tende a ser firmado tardiamente.

Por que a doença periodontal afeta os dentes?

Um dos quais mais gera preocupação entre os profissionais é a doença periodontal. Isso se dá pelo fato de que ela afeta os tecidos que dão suporte e proteção para os dentes, podendo levar à perda do elemento dentário. Além disso, as bactérias que se proliferam em função dessa doença podem desencadear quadros sistêmicos no paciente.