O que forma uma nebulosa?

O que forma uma nebulosa?

Nebulosas são nuvens formadas por poeira cósmica, hidrogênio e gases ionizados a partir de restos de estrelas que se desagregaram. Assim, a união dos materiais que formam a nebulosa pode dar origem à formação de uma estrela. Por esse motivo, as nebulosas são chamadas de berços de estrelas.

Qual tipo de estrela se origina uma nebulosa?

Nebulosas são grandes nuvens encontradas no espaço interestelar formadas, majoritariamente, de poeira cósmica e gases, como hélio e hidrogênio. Algumas nebulosas surgem a partir da explosão de estrelas massivas e que se encontram no ciclo final de suas vidas.

Como se forma uma nebulosa planetária?

As nebulosas planetárias são formadas quando uma estrela que possui entre 0,8 e 8 massas solares (M⊙) esgota o seu combustível nuclear. Acima do limite de 8 M⊙ a estrela explodiria, originando uma supernova.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma armadilha mental?

Onde nascem as estrelas?

As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira (nebulosas) existentes no espaço interestelar. Estas nuvens são, regra geral, muito extensas e muito frias. Se a nuvem for perturbada (por exemplo pela passagem de uma estrela nas suas proximidades, pela explosão de uma estrela vizinha,…)

Por que na fase de protoestrela?

Quando a região central do glóbulo se torna opaca e, consequentemente, sua pressão interna e temperatura aumentam de tal forma a interromper o colapso, temos uma protoestrela. A fase de pré-sequência principal inicia quando o processo de contração da nuvem atinge um ponto crítico encerrando o período de protoestrela.

O que é e como se forma uma nebulosa planetária?

Para que serve uma nebulosa?

Uma nebulosa, também conhecida como nébula, é uma nuvem interestelar de poeira, hidrogênio, hélio e gases ionizados. Originalmente, nebulosa era o nome de qualquer corpo celeste difuso, incluindo galáxias além da Via Láctea. Essa nebulosa é retratada em uma das imagens mais famosas da NASA, os “Pilares da Criação”.