O que foi o feudalismo e quais suas principais caracteristicas?

O que foi o feudalismo e quais suas principais características?

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.

Qual a origem e o significado da expressão feudalismo?

Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.

Como funciona o sistema de feudos?

A base do sistema feudal era a relação servil de produção. Feudo, portanto, era uma unidade de produção onde a maior parte das relações sociais passava a acontecer, porque os senhores feudais (suseranos) eram poderosos e cediam a outros nobres (que se tornavam seus vassalos) as terras em troca de serviços e obrigações.

LEIA TAMBÉM:   Porque voce escolheu o curso de Administracao?

Qual é a principal característica do feudalismo?

Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares. O Rei era superior a todos na sua região.

Quais as principais características do modo de produção feudal?

Modo de produção feudal (ou feudalismo) Era uma forma de vida sustentada pela produção camponesa. O comércio era realizado em feiras com o excedente da produção. Os proprietários das terras, senhores feudais e aristocratas, exigiam parte da produção e dos dias de trabalho em troca da proteção da vida dos camponeses.

O que é manso comum?

O manso comunal era compreendido como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servos.

Qual o processo de formação do feudalismo?

Diante da crise econômica e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tamanho de 4mm?

O que é o modo de produção feudal?

Modo de produção feudal (ou feudalismo) Os camponeses não eram os donos da terra que viviam e cultivavam e eram impedidos de compra-las dos seus senhores. Os proprietários das terras, senhores feudais e aristocratas, exigiam parte da produção e dos dias de trabalho em troca da proteção da vida dos camponeses.

O que era um senhor?

Significado de Senhor [História] Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal. Pessoa nobre, de alta consideração. [Antigo] Título de nobreza de alguns fidalgos. [Antigo] O marido em relação à esposa.

É alternativa verdadeira correspondente as principais características do feudalismo?

É alternativa verdadeira, correspondente às principais características do Feudalismo. As relações entre a nobreza feudal baseavam-se nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro; e vassalo, o nobre que recebia o feudo.