O que e epifitismo Cite exemplos e explique a relacao?

O que é epifitismo Cite exemplos e explique a relação?

Epifitismo é uma relação de inquilinismo entre duas plantas ou algas, na qual uma planta (epífita) vive sobre a outra (forófito), utilizando-se apenas de apoio e sem dela retirar nutrientes e sem estabelecer contato com o solo. O epifitismo é muito comum nas florestas tropicais e abundante em comunidades de algas.

O que são plantas herbáceas e epífitas?

Entende-se por epífitas plantas geralmente herbáceas, que utilizam espécies arbóreas como hospedeiras (forófitos) aproveitando de seus nutrientes para viver, mas sem trazer qualquer tipo de prejuízo a essas. Neste local há presença de 36 espécies, pertencentes à 21 famílias botânicas.

O que são plantas epífitas e por qual motivo elas têm essa característica *?

Plantas epífitas são aquelas que se desenvolvem sobre outro organismo, mas sem o parasitar. Essa relação permite que essas plantas tenham mais acesso à luminosidade.

LEIA TAMBÉM:   Quando uma autuacao nao vira multa?

Qual é a importância das pteridófitas?

As pteridófitas são plantas extremamente importantes do ponto de vista ecológico. No interior das florestas, por exemplo, elas possuem papel importante na manutenção da umidade do ar. Além disso, samambaias arbóreas são frequentemente utilizadas como suporte para o desenvolvimento de espécies epífitas e briófitas.

Por que os reservatórios de água da chuva formados entre as folhas de bromélias podem ser considerados um ecossistema?

Elas são consideradas agregadoras de biodiversidade, pois formam verdadeiros ecossistemas em seu interior. Isso porque essas plantas mantêm um reservatório de água entre suas folhas, o qual pode chegar a litros em algumas espécies!

O que são plantas epífitas Cite exemplos?

As plantas epífitas, tais como orquídeas e samambaias, são espécies que se desenvolvem sobre outras plantas sem lhes causar nenhum prejuízo. As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo.