O que é uma OTM?

1- O que é um Operador de Transporte Multimodal – OTM? O Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros.

Qual é o objetivo do transporte multimodal?

O transporte multimodal consiste na utilização de dois ou mais tipos de modais de transporte a partir de um único contrato. Seu objetivo é conferir agilidade e eficácia às operações de transporte de cargas.

Quais as características do transporte multimodal?

O transporte multimodal é uma modalidade de transporte que se caracteriza pela utilização de dois ou mais modais de transporte para transportar as mercadorias da origem até o destino final, podendo se valer de caminhões, trens, navios, aviões ou outros meios de equipamentos necessários para realizar as entregas, e com …

LEIA TAMBÉM:   O que falar quando um menino fala que gosta de voce?

O que é transporte multimodal exemplos?

O transporte multimodal é o que organiza os variados tipos de transportes de acordo com a necessidade da operação. No transporte multimodal tradicional, poderiam ser combinados meios como navios, aviões, caminhões, trens ou até outros modos de acordo com a necessidade do local (a exemplo do transporte dutoviário).

O que é o transporte intermodal e multimodal?

Multimodal e intermodal são duas operações realizadas por meio de mais de um modal de transporte, ou seja, a carga sai da origem e chega no destino depois de passar por duas ou mais modalidades — o que pode envolver o rodoviário, aquaviário, aéreo e ferroviário, por exemplo.

Quais os tipos de transporte multimodal?

Entenda o que é o transporte multimodal Dos principais deles, podemos destacar o rodoviário, o marítimo, o aéreo e o ferroviário. Em poucas palavras, o transporte multimodal é aquele em que dois ou mais desses modais são empregados em uma mesma operação.

O que é necessário para realização do transporte multimodal?

Para um transporte ser considerado como multimodal, é necessário que: Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte; Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM – Operador de Transporte Multimodal);