O que e uma nota promissoria e como funciona?

O que é uma nota promissória e como funciona?

A promissória é um título de pagamento. O emitente, ou subescritor, é a pessoa que deve – ou seja, a pessoa que irá assinar a nota como promessa de pagamento. O beneficiário (credor da dívida) fica com a nota até a data do pagamento. Ela só é devolvida ao devedor no dia em que a dívida for quitada.

Quais são os tipos de notas promissórias?

Existem dois tipos de nota promissória: nota promissória pro-soluto e nota promissória pro-solvendo.

Como emitir notas promissórias?

Como fazer uma nota promissória?

  1. Indicar claramente o valor, na cifra monetária correspondente, devido pelo emitente;
  2. Indicar claramente o nome da pessoa física ou jurídica que é o emitente da nota promissória, e assume a dívida, incluindo ainda CPF ou CNPJ;
LEIA TAMBÉM:   Como deve ser feita a certidao de obito?

Como fazer nota promissória de pagamento?

Como funciona uma nota promissória?

Como funciona uma nota promissória? A promissória é um título de pagamento. O emitente, ou subescritor, é a pessoa que deve – ou seja, a pessoa que irá assinar a nota como promessa de pagamento. O tomador, ou beneficiário, é quem deve receber o pagamento. Essa pessoa fica com a nota até o momento da cobrança.

Quem é o emitente da nota provisória?

Enquanto o emitente é a parte que está devendo, o beneficiário é o responsável por dar o crédito e que terá o valor pago através da promessa futura de pagamento. Nota Promissória tem valor judiciário?

Qual o valor de uma nota provisória?

Nota Promissória tem valor judiciário? Trata-se de um título extrajudicial, sendo utilizado principalmente quando há empréstimos obtidos sem a intervenção de empresas financeiras ou transações bancárias. Vale observar que, no Brasil, este documento é regido por lei assim como na Lei Uniforme de Genebra.

Qual o prazo de prescrição da promissória?

O prazo de prescrição, ou seja, o tempo durante o qual o credor poderá ainda recorrer e protestar, é de 3 anos a partir do vencimento da promissória. Depois disso, ele teoricamente perde esse direito, a menos que em até 5 anos (ou seja, mais dois anos depois) entre com ação monitória para receber.