O que e um pedido de recuperacao judicial?

O que é um pedido de recuperação judicial?

A recuperação judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. O processo permite que companhias renegociem as dívidas acumuladas em um período de crise recuperando as atividades e evitando o fechamento, demissões e falta de pagamentos.

O que acontece quando uma empresa entra em recuperação judicial?

Os credores tem 180 dias (contados a partir do despacho) para aprovar ou não o plano. Se aprovado, a empresa entra em processo de recuperação. Se não for aprovado, o juiz decreta a falência da empresa. A negociação entre as partes é intermediada por um administrador judicial nomeado pela Justiça.

LEIA TAMBÉM:   Como diminuir o Imposto de Importacao?

Quais os riscos da recuperação judicial?

Os riscos da nova Lei de Recuperação Judicial e Falências Realmente, algumas modificações se mostram positivas. No entanto, parte delas poderá trazer maior insegurança e, consequentemente, restrição ao crédito e ao financiamento para as empresas que se encontram em situação de crise.

Quem aprova o plano de recuperação judicial e qual é a consequência de sua recusa?

Caso o plano seja aprovado (pelo voto ou por cram-down) o juiz vai conceder a recuperação judicial da devedora por sentença. Nesse momento, o juiz poderá fazer um controle de legalidade das cláusulas do plano de recuperação aprovado pelos credores.

Quanto tempo uma empresa fica em recuperação judicial?

dois anos
Quanto tempo dura o processo de recuperação judicial? Em regra, a recuperação judicial tem a duração de dois anos, conforme dispõe o artigo 61, da Lei nº 11.101/2005. Entretanto, esse período poderá ser estendido, caso essa necessidade seja demonstrada no plano de recuperação judicial.

Quais créditos estão inseridos no pedido de recuperação judicial?

Quais os créditos sujeitos à recuperação judicial? Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos. Exceções: Após o encerramento da falência ou da recuperação judicial, tais créditos poderão ser normalmente exigidos do empresário devedor.

LEIA TAMBÉM:   Quais os 3 tipos de ligacao quimica que conhecemos?

Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?

Há duas forma de habilitar um crédito na lista geral dos credores e vai depender do momento em que o seu pedido for feito. A habilitação poderá ser feita na via administrativa e/ou na via judicial. Na via administrativa é feita perante o Administrador Judicial nomeado pelo juiz para auxiliar no processo.

Qual o risco de vender para empresa em recuperação judicial?

Ao fazer negócio com uma empresa que esteja no processo de recuperação judicial vai ter preferência na fila de credores, caso o processo se torne inviável e ela vá à falência. Além disso, se a recuperação judicial der certo, sua empresa pode garantir um comprador mensal e até mesmo anual.

Quem pode requerer a recuperação judicial de empresa?

De modo geral, somente os empresários, sociedades e companhias áreas podem solicitar a recuperação judicial.

O que ocorre se for apresentada alguma objeção por parte de qualquer credor ao plano de recuperação judicial?

Havendo objeção de qualquer credor ao plano de recuperação judicial, o juiz convocará a assembleia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperação. Rejeitado o plano de recuperação pela assembleia geral de credores, o juiz decretará a falência do devedor.

LEIA TAMBÉM:   Quem derrotou o gigante de 24 dedos?

Quais são os efeitos da aprovação do plano de recuperação judicial?

59, caput, “O plano de recuperação judicial implica novação dos créditos anteriores ao pedido e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuízo das garantias”.

Qual é o prazo de pagamento dos credores arrolados na recuperação judicial?

O prazo de um ano para pagamento dos credores trabalhistas pelo devedor em recuperação judicial – previsto no artigo 54 da Lei 11.101/2005 – tem como marco inicial a data da concessão da recuperação, pois essa é a interpretação lógico-sistemática da legislação especializada em relação ao cumprimento de todas as …