O que é um documento registrado em cartório?
O registro de títulos e documentos é uma forma de garantir autenticidade, conservação, publicidade e segurança de um documento original. Qualquer documento registrado tem uma segurança permanente.
Que tipo de documento pode ser registrado em cartório?
Entre eles: contrato de locação, carta de fiança, locação de serviços, compra e venda em prestações, alienação fiduciária, documentos de procedência estrangeira, quitações/recibos, contratos de compra e venda de automóvel, cessão de direitos e créditos, sub-rogação, dação em pagamento, etc.
Onde se registra um contrato?
Registro do documento Não é possível registrar o contrato em qualquer estabelecimento, pois os cartórios de imóveis dividem as propriedades de acordo com a sua localização. Por isso, o comprador deverá procurar o cartório de imóveis da sua região.
Qual o valor para registrar um documento em cartório?
1) Documentos Com Valor Declarado
(localizar nas alíneas abaixo o valor que está no documento) | Valor do registro | |
---|---|---|
a) até | R$ 67,37 | |
b) acima de | R$ 1.209,01 | R$ 97,57 |
c) acima de | R$ 3.020,01 | R$ 137,85 |
d) acima de | R$ 5.034,01 | R$ 203,31 |
Qual o preço para registrar um documento em cartório?
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório. Em média, o documento custa 1\% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.
Para que serve o cartório de registro de títulos e documentos?
Os cartórios de registro de títulos e documentos têm funções diversas. Promovem o registro de documentos gerais, como contratos que têm por objetos bens móveis. É, também, o responsável por fazer notificações extrajudiciais, como as de cobrança, por exemplo.
Como funciona registro de contrato?
Registro de contrato consiste no o ato da averbação, junto à matrícula do imóvel, do documento assinado por ambas as partes envolvidas na transação, eventualmente, assinado em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos.