Qual é a taxa de juros?

A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. A taxa de juros representa a razão entre o juro e o capital (J/C). O cálculo da taxa de juros é responsável pelo observação da rentabilidade de uma operação financeira, sendo indispensável para a tomada de decisão de investimentos.

Como calcular os juros sobre uma conta paga em atraso?

Quando o atraso é inferior a 30 dias, o cálculo é proporcional: 0,0333\% por dia de atraso, aplicado sobre o valor da conta. Ou seja, até o dia do pagamento, os juros acumulam proporcionalmente dentro do prazo mensal, dia após dia. Vamos te dar um exemplo de como calcular os juros de mora sobre uma conta paga em atraso.

LEIA TAMBÉM:   Qual vitamina tomar pela manha?

Como calcular os juros de Mora?

Para saber como calcular juros de mora, a gente parte da base de que a taxa máxima desses juros é limitada a 1\% do valor da dívida ao mês. Quando o atraso é inferior a 30 dias, o cálculo é proporcional: 0,0333\% por dia de atraso, aplicado sobre o valor da conta.

Como calcular juros simples?

JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado. Para aprofundar mais sobre juros simples clique aqui.

Como é possível afirmar que a redução das taxas de juros começou?

É possível inclusive afirmar que a partir da segunda metade da década de 2010, há um movimento mundial de redução das taxas de juros. Países como Brasil, Rússia e Turquia que apresentavam altos patamares de taxas de juros passaram a praticar taxas de juros reduzidas e em alguns casos taxa de juros real negativa.

Qual o impacto das taxas de juros no mercado de renda variável?

No caso da renda variável, as taxas de juros exercem um impacto indireto. Esse fator ocorre porque as taxas de juros também tem o potencial de afetar a economia toda. Dessa forma, no mercado de renda variável, as variações nas taxas de juros podem exercer impactos diferentes em setores diferentes da economia.

LEIA TAMBÉM:   Quando foi criado escoteiro?

Qual a forma de apresentação da taxa de juros?

Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo \%:0,15 a.m. – (a.m. significa ao mês).