Índice
- 1 O que é responsabilidade pelo produto?
- 2 Quanto à responsabilidade pelo fato do produto e do serviço é correto?
- 3 Qual o regime da responsabilidade por dano processual?
- 4 Como efetuar uma compra de tal produto?
- 5 O que é responsabilidade pelo fato de produto ou serviço e vício de produto ou serviço?
- 6 Qual é a responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto ou do serviço?
- 7 São exemplos de vício de produto?
- 8 É possível a responsabilização dos fornecedores de produtos pelo risco de desenvolvimento?
- 9 Qual a responsabilidade do produto extraviado pelo correio?
- 10 Qual é o responsável pelas avarias do produto?
O que é responsabilidade pelo produto?
Na responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço (acidente de consumo), o defeito extrapola a esfera da coisa ou do serviço prestado e atinge a incolumidade física ou psíquica da pessoa, podendo gerar dano passível de reparação independentemente de culpa.
Quanto à responsabilidade pelo fato do produto e do serviço é correto?
No caso de fato do produto ou do serviço, o comerciante é excluído do pólo passivo, exceto nas hipóteses do artigo 13 do CDC, respondendo de forma subsidiária. O que não ocorre quanto ao vício, neste caso o comerciante fornecedor responde solidariamente pelos danos.
Quanto à responsabilidade do fornecedor por fato ou vício do produto é correto afirmar?
O fornecedor tem o prazo máximo de 30 dias para sanar o vício. Ultrapassado este prazo sem a reparação do vício ou não sendo feito convenientemente, surgem alternativas para o consumidor, quais sejam, substituição do produto, abatimento proporcional ou restituição da quantia paga mais perdas e danos.
Qual a responsabilidade de um fornecedor?
O dispositivo traduz a responsabilidade solidária, que obriga os diversos níveis de fornecedores a resolver o problema. No caso de protelarem a solução por um dos envolvidos, os outros também podem ser chamados à responsabilidade.
Qual o regime da responsabilidade por dano processual?
Os artigos 79, 80 e 81 disciplinam o regime da responsabilidade das partes por dano processual. Exige-se como pressuposto a prática de ato caracterizado como litigância de má-fé, presumindo-se o prejuízo aos interesses da parte adversa, merecedora de indenização por perdas e danos.
Como efetuar uma compra de tal produto?
No DIA/MÊS/ANO, a Requerente, efetuou uma compra de um TAL PRODUTO, através do site da REQUERIDA A, representante da marca TAL, no valor de R$ 0000 (REAIS), conforme cupom fiscal e demonstrativo de pedido do site (anexos nos autos).
Quem responde pelo produto ou serviço?
Assim, via de regra, o fornecedor é o responsável pelo fato do produto e do serviço, por serem o fabricante, o produtor, o construtor e o importador são quem colocam os produtos ou serviços defeituosos no mercado de consumo, portanto, devem assumir o risco dessa conduta e arcarem com o dever de indenizar.
Qual é o tipo de responsabilidade adotada pelo Código de Defesa do Consumidor?
Qual é o tipo de responsabilidade adotada pelo Código de Defesa do Consumidor? Dessa forma, quando estamos diante de uma relação de consumo, a responsabilidade objetiva passa a ser a regra,de modo que não se exige a comprovação de culpa do fornecedor que, independentemente desta, responderá pelos danos ocorridos.
O que é responsabilidade pelo fato de produto ou serviço e vício de produto ou serviço?
A responsabilidade pelo fato do produto decorre do defeito do produto, quando não oferece a segurança que dele se espera, ocorrendo a violação do dever de segurança – acidente de consumo. Logo, tratando-se sobre responsabilidade pelo vício do produto, tanto pode ser pela qualidade ou pela quantidade.
Qual é a responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto ou do serviço?
O que é considerado vício de produto?
O vício do produto, previsto no artigo 18, caput, do Código de Defesa do Consumidor, abrange os vícios aparentes e de fácil constatação, ocultos e também os produtos que estejam em desacordo com normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.
Em quais situações os fornecedores respondem pelos produtos postos em circulação?
O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
São exemplos de vício de produto?
Exemplos de vício do produto: uma TV nova que não funciona; um automóvel 0 Km cujo motor vem a fundir; um computador cujo HD não armazena os dados, um fogão novo cuja pintura descasca etc.
É possível a responsabilização dos fornecedores de produtos pelo risco de desenvolvimento?
Assim, não se poderia imputar ao fornecedor conhecer esses riscos, pois isso o obrigaria ao impossível. Consequentemente, para os adeptos deste entendimento, é admissível a excludente de responsabilidade do fornecedor pelo risco do desenvolvimento.
São pressupostos para atribuição da responsabilidade pelo fato do produto?
Portanto, três são os pressupostos que informam a responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, quais sejam: colocação do produto no mercado, relação de causalidade, ou seja, vinculação entre a colocação do produto defeituoso no mercado e que esse defeito possa ser atribuído ao fabricante, e por fim a constatação …
Qual a responsabilidade pelo extravio do produto?
Nesse caso, a responsabilidade pelo extravio será sempre dos Correios. Se houve extravio do produto, atraso ou roubo, o serviço postal deverá seguir uma tabela e políticas de reembolso para o empreendedor que sofreu a perda.
Qual a responsabilidade do produto extraviado pelo correio?
Um produto extraviado pelo Correio é uma mercadoria perdida pelo caminho após a compra e a efetivação do ato resultante de uma venda. PRODUTO EXTRAVIADO: FALAR COM OS CORREIOS OU COM O E-COMMERCE? Nesse caso, a responsabilidade pelo extravio será sempre dos Correios.
Qual é o responsável pelas avarias do produto?
QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS AVARIAS DO PRODUTO? O CDC também prevê a restituição de valores ou pagamento do reparo para os produtos que forem danificados durante o transporte. Os Correios só se redimem da responsabilidade em casos de danos ao produto se a encomenda não estiver embalada adequadamente.
Como reenvie o produto para o cliente?
Diante desse cenário, o remetente deve seguir um protocolo dos Correios, e será de responsabilidade do e-commerce reenviar o produto novamente para o cliente. O procedimento deve ser o seguinte: Explique a situação para o cliente (mostrando a devida documentação); Reenvie o produto (se ele ainda o quiser);