Como e o inicio da formacao do micelio num Basidiomycota?

Como é o início da formação do micélio num Basidiomycota?

Ao germinar, o basidiósporo origina o micélio primário que, inicialmente, pode ser plurinucleado, mas formam-se logo em seguida septos que tornam as células do micélio uninucleadas.

Quais as principais características dos basidiomycetes?

Classe de fungos caracterizada pela formação de esporângio típico, o basídio, onde ocorre a produção de esporos por cariogamia seguida de meiose. Em geral, os Basidiomicetos possuem um micélio bem desenvolvido, formado por hifas septadas, cujas paredes contém quitina.

Onde vivem basidiomicetos?

Os basidiomicetos vivem na matéria orgânica, mas encerram alguns grupos parasitas de plantas. Em muitos basidiomicetos, os órgãos reprodutores e outras estruturas ficam num basidiocarpo, popularmente conhecido como cogumelo, e, em certas localidades, como “mijo de sapo” . Alguns desses fungos são comestíveis.

Como se formam os corpos de frutificação em basidiomicetos?

LEIA TAMBÉM:   Quem ta de dieta pode comer o que?

A partir da plasmogamia, são formadas corpos de frutificação (cogumelos em basidiomicetos e ascocarpos em ascomicetos). Nos corpos de frutificação ocorre a cariogamia, a fusão dos dois núcleos presentes na célula dicariótica formando uma célula diplóide (2n).

O que é micélio vegetativo?

Micélio é a parte vegetativa de um fungo ou colônia bacteriana, que consiste de uma massa de ramificação formada por um conjunto de hifas emaranhadas. O micélio vegetativo, é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato.

Qual a função do fungo Basidiomycota?

Muitos trabalhos são realizados no mundo com essas formas, pois crescem e vivem independentemente do ciclo de reprodução sexuado. Além disso, são fundamentais para a ciclagem de nutrientes do ambiente e têm grande aplicação econômica. Exemplo de conidioma de um fungo anamórfico (forma assexuada).

Qual a importância dos fungos basidiomicetos?

Os basidiomicetos que atuam na decomposição da matéria orgânica contribuem para a fertilização do solo e ajudam as plantas na absorção de nutrientes através de associações com as raízes das mesmas.