O que e respiracao crônica?

O que é respiração crônica?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

Quais os fatores de risco para doenças respiratórias crônicas?

FATORES DE RISCO O tabagismo é o principal fator de risco das doenças respiratórias crónicas. No entanto, existem outros fatores de risco, como a exposição a produtos químicos e poeiras no local de trabalho (e.g., vapores, produtos irritantes ou fumos) e a poluição exterior e interior em espaços pouco ventilados.

Quais doenças respiratórias são consideradas comorbidades?

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar: cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária; Cardiopatia hipertensiva: cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo);

LEIA TAMBÉM:   Como interpretar laudo medico?

Quem está no grupo de comorbidade?

Neste quadro entram as pessoas com hipertensão, diabetes, cirrose hepática, doença cardiovascular, doença neurológica crônica, renal crônica, transplantados com medula óssea e de órgão sólido, neoplasias, obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, síndrome de down, entre outros.

Qual a prevalência das doenças respiratórias crónicas?

No Mundo, centenas de milhões de pessoas sofrem de doenças respiratórias crónicas, sendo a asma e a DPOC as que mais pessoas afetam; Em Portugal a prevalência das doenças respiratórias crónicas é de cerca de 40\%, com tendência a aumentar;

Quais são os sintomas das doenças respiratórias?

Quais são os principais sintomas das doenças respiratórias? Segundo especialistas, é muito importante atentar-se a alguns sintomas específicos nessa época do ano, pois podem ser manifestações de quadros mais graves. Prostração e inatividade. Esses sinais devem ser interpretados como um alerta para procurar um atendimento de urgência.

Qual a doença respiratória do sono?

Doença respiratória do sono provocada por colapsos intermitentes e repetidos da via respiratória superior, provocando pausas respiratórias durante o sono, levando a que as pessoas não tenham um sono repousado.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo uma medicacao pode ficar preparada?

Como valorizar as queixas das pessoas com doenças respiratórias crônicas?

A equipe de saúde deve valorizar as queixas das pessoas com doenças respiratórias crônicas e de suas famílias, estar disposta a ouvi-las, não desvalorizar ou minimizar seus problemas e reconhecer seu direito a esclarecimentos e informações.