O que e o Tribunal Internacional de Haia?

O que é o Tribunal Internacional de Haia?

O Tribunal de Haia, na Holanda, oficialmente chamado de Tribunal Penal Internacional, é uma Corte com jurisdição sobre mais de 120 países (dentro os quais o Brasil) e é responsável por julgar indivíduos acusados de crimes contra a humanidade, crimes de guerra, genocídios e crimes ambientais em larga escala.

Como funciona o Tribunal Internacional de Justiça?

A CIJ funciona de forma permanente e é composta por quinze juízes de diferentes nacionalidades. Os juízes devem ser independentes, ter alta consideração moral e ter condições para o exercício das mais altas funções judiciais em seus respectivos países ou terem reconhecida competência na área de direito internacional.

Quem compoe o tribunal de Haia?

Composição atual

Nome País Posição
Nawaf Salam Líbano Membro
Xue Hanqin China Membro
Joan E. Donoghue Estados Unidos Presidente
Georg Nolte Alemanha Membro
LEIA TAMBÉM:   Qual o prazo de validade da LADV?

Onde fica localizado o tribunal de Haia?

Países Baixos
O Tribunal Penal Internacional está localizado na cidade de Haia, que fica nos Países Baixos, e atua dentro do Direito Internacional. Sua jurisdição está resumida aos 123 países que assinaram e ratificaram o Estatuto de Roma. São somente esses países que podem ter pessoas sob julgamento no Tribunal de Haia.

Qual o papel do Corte Internacional da Haia?

Ele atua no Direito Internacional julgando crimes graves, como crimes de guerra e crimes contra a humanidade. O Tribunal de Haia está ratificado atualmente por 123 países e funciona como última instância no julgamento de quatro tipos de crime.

Quais são os crimes de competência do Tribunal Penal Internacional?

O Tribunal Penal Internacional, teve sua criação aprovada através do Estatuto de Roma em 1998, e iniciou seus trabalhos em julho de 2002. Ele possui competência para julgar quatro tipos de crimes: crimes contra a humanidade, crimes de genocídio, crimes de guerra e crimes de agressão.

Qual é o papel da Corte?

A Corte exerce função jurisdicional e consultiva.