O que e o Programa de Saude do Trabalhador?

O que é o Programa de Saúde do Trabalhador?

“Um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e a proteção da saúde do trabalhador, assim como visa a recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho” (Lei Orgânica da Saúde.

Quais são as finalidades e Objetivos da Saúde do Trabalhador?

Finalidades e Objetivos da Saúde do Trabalhador: A execução das ações de ST, segundo a Constituição Federal, Art. II – executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; e… VIII – colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho”.

Quais as ações da Saúde do Trabalhador?

As ações de Saúde do Trabalhador (ST) presente na rede do SUS objetiva a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio de ações de vigilân- cia dos riscos existentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde e da organização e prestação da assistência aos trabalhadores.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer com atestado multiusos?

Qual o papel do Ministério da saúde com relação à saúde do trabalhador?

Programar e realizar ações de assistência básica e de vigilância à Saúde do Trabalhador. Realizar investigações em ambientes de trabalho e junto ao trabalhador em seu domicilio.

Qual é a saúde ocupacional?

A saúde ocupacional é um conceito atual, prioritário e transversal que tem por finalidade promover e proteger a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar físico, mental e social dos mesmos, favorecendo a produtividade e o desenvolvimento económico sustentado.

Quais são as infecções relacionadas à assistência à saúde?

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), são aquelas infecções adquiridas após a admissão do paciente e que se manifestam durante a internação ou após a alta. Podem estar associadas a qualquer momento da assistência, mas em geral, são mais comuns após procedimentos invasivos.

Quais os exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais?

Eis alguns exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais: falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controlo sobre a forma como executa o trabalho; assédio psicológico ou sexual, violência de terceiros.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principios do Direito das Coisas?

Quais milhões de pacientes são submetidos a procedimentos cirúrgicos?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 234 milhões de pacientes são submetidos a procedimentos cirúrgicos por ano em todo o mundo e, destes, um milhão vai a óbito em razão de eventos adversos graves, como uma infecção hospitalar.