Índice
- 1 O que é material adaptado?
- 2 Como adaptar atividades para deficientes visuais?
- 3 Que tipos de recursos podem ser utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência?
- 4 Como estimular a criança cega?
- 5 Como entreter um cego?
- 6 Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e de Altas habilidades superdotados no cotidiano escolar?
O que é material adaptado?
Calcados em elementos teórico-práticos define-se material pedagógico adaptado como um recurso capaz de acolher a singularidade dos educandos com necessidades educacionais especiais que freqüentam o sistema regular ou especial de ensino, possibilitando ao educador e ao educando, condições necessárias e mecanismos, que …
Como adaptar atividades para deficientes visuais?
Caderno
- Reconhecimento do outro: Use toques e voz suaves ao se comunicar com a criança que tem deficiência visual, aproximando sua face do rosto dele para que ela possa percebe-lo e toca-lo.
- Conhecendo o próprio corpo: Auxilie a criança a conhecer o próprio corpo com toques enquanto nomeia cada parte tocada.
Que tipos de recursos podem ser utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência?
O lúdico é um recurso metodológico muito utilizado por profissionais da Educação por suas importantes contribuições na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e no avanço do processo inclusivo. Desse modo, as atividades lúdicas podem ser uma excelente ferramenta pedagógica de desenvolvimento e inclusiva.
O que é tecnologia assistiva exemplos?
Tecnologia assistiva é um recurso utilizado por uma pessoa com deficiência para que ela consiga se locomover, comunicar, segurar objetos etc. Cadeiras de rodas, bengalas para cegos e aparelhos de audição são exemplos.
Como adaptar atividades para alunos com deficiência?
Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.
Como estimular a criança cega?
– Coloque brinquedos ao alcance do bebé dentro do berço (o tacto é o principal sentido a ser estimulado nessa idade, mas brinquedos sonoros também ajudam);
Como entreter um cego?
Trate-a com o mesmo respeito que você demonstra ao tratar uma pessoa que enxerga. k) Se for orientá-la, dê direções do modo mais claro possível. Diga “direita”, “esquerda”,“acima”, “abaixo”, “para frente” ou “para trás”, de acordo com o caminho que ela necessite percorrer. Nunca use termos como “ali”, “lá”.
Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e de Altas habilidades superdotados no cotidiano escolar?
- Conheça o potencial de seus alunos.
- Dê mais difícil em primeiro lugar.
- Diferencie, mas não acrescente.
- Use e abuse da variedade.
- Mude a abordagem.
- Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível.
- Estipule atividades em pares.
- Conheça os pais de seus alunos superdotados.