O que e material adaptado?

O que é material adaptado?

Calcados em elementos teórico-práticos define-se material pedagógico adaptado como um recurso capaz de acolher a singularidade dos educandos com necessidades educacionais especiais que freqüentam o sistema regular ou especial de ensino, possibilitando ao educador e ao educando, condições necessárias e mecanismos, que …

Como adaptar atividades para deficientes visuais?

Caderno

  1. Reconhecimento do outro: Use toques e voz suaves ao se comunicar com a criança que tem deficiência visual, aproximando sua face do rosto dele para que ela possa percebe-lo e toca-lo.
  2. Conhecendo o próprio corpo: Auxilie a criança a conhecer o próprio corpo com toques enquanto nomeia cada parte tocada.

Que tipos de recursos podem ser utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência?

O lúdico é um recurso metodológico muito utilizado por profissionais da Educação por suas importantes contribuições na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e no avanço do processo inclusivo. Desse modo, as atividades lúdicas podem ser uma excelente ferramenta pedagógica de desenvolvimento e inclusiva.

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O que é tecnologia assistiva exemplos?

Tecnologia assistiva é um recurso utilizado por uma pessoa com deficiência para que ela consiga se locomover, comunicar, segurar objetos etc. Cadeiras de rodas, bengalas para cegos e aparelhos de audição são exemplos.

Como adaptar atividades para alunos com deficiência?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Como estimular a criança cega?

– Coloque brinquedos ao alcance do bebé dentro do berço (o tacto é o principal sentido a ser estimulado nessa idade, mas brinquedos sonoros também ajudam);

Como entreter um cego?

Trate-a com o mesmo respeito que você demonstra ao tratar uma pessoa que enxerga. k) Se for orientá-la, dê direções do modo mais claro possível. Diga “direita”, “esquerda”,“acima”, “abaixo”, “para frente” ou “para trás”, de acordo com o caminho que ela necessite percorrer. Nunca use termos como “ali”, “lá”.

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Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e de Altas habilidades superdotados no cotidiano escolar?

  1. Conheça o potencial de seus alunos.
  2. Dê mais difícil em primeiro lugar.
  3. Diferencie, mas não acrescente.
  4. Use e abuse da variedade.
  5. Mude a abordagem.
  6. Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível.
  7. Estipule atividades em pares.
  8. Conheça os pais de seus alunos superdotados.