O que e garantia hipotecaria?

O que é garantia hipotecária?

Hipoteca é um tipo de garantia real regulada pelos Artigos 1.473 a 1.505 do Código Civil. Por meio da hipoteca, o devedor disponibiliza, como garantia de uma determinada obrigação, um bem imóvel que será gravado em favor do credor. Considera-se direito real a partir do registro imobiliário.

O que vem a ser os bens legalmente inalienáveis?

Bem Inalienável é o nome dado a aquele que não é passível de venda, penhor ou doação. Inalienável é tudo aquilo que não pode ser passado a alguém, ou seja, que não se pode alienar.

Qual é o tipo de hipoteca?

O direito brasileiro considera três tipos de hipoteca: a convencional, a legal e a judicial (ou judiciária). Na hipoteca convencional, o ato deriva do devedor, ou seja, é o dono do bem que deseja hipotecá-lo.

LEIA TAMBÉM:   O que e produto de trabalho?

Como funciona o registo da hipoteca?

De facto, os bens imóveis e equiparados não podem ser facilmente ocultados ou sonegados, como acontece com a generalidade dos bens móveis. Além disso, em virtude do registo da hipoteca, não se levantam quaisquer dificuldades à execução dos bens onerados, mesmo que sejam depois transmitidos para o património de terceiro.

Qual a diferença entre as execuções hipotecárias e as requerer?

Não existe diferença entre as execuções hipotecárias em curso e as a requerer; diferença que só teria sentido no que toca aos créditos hipotecários cujo reembolso foi afetado pela Covid-19. Entrar Assinatura premium Sociedades Justiça Advogado do mês Negócio do mês Sociedade do mês As escolhas de… Opinião Search a Lawyer Comprar revista

Quais são as hipotecas judiciárias?

Além do registro, hipotecas legais precisam ser especializadas (processo jurídico que valida a hipoteca termos do referido artigo). Por fim, a hipoteca judiciária é uma espécie quase em extinção, executada mediante sentença condenatória, um dispositivo jurídico que reforça ainda mais sua garantia de pagamento.

O que é garantia pignoratícia?

Garantia real conferida ao credor através de penhor mercantil, de direitos, de títulos de crédito etc, onde o bem ou direito permanece empenhado até o cumprimento da obrigação garantida, ou por determinado prazo.

Quais são os credores hipotecários?

Dentro do ativo, há uma conta com vários credores, que inclui credores colaterais e hipotecários. Normalmente (embora nem sempre) os credores hipotecários são entidades bancárias que, se houver um incumprimento, têm o poder de iniciar a execução duma hipoteca perante o devedor hipotecário.

Qual o montante do Crédito Hipotecário?

A CAIXA DD, S.A. reclamar o pagamento de um crédito hipotecário no montante global de 751.750,00€ nos termos e com os fundamentos constantes de fls. 15 a 23, cujo teor se dá por integralmente reproduzido. 2.

Como funciona o empréstimo hipotecário?

Normalmente (embora nem sempre) os credores hipotecários são entidades bancárias que, se houver um incumprimento, têm o poder de iniciar a execução duma hipoteca perante o devedor hipotecário. Esse empréstimo hipotecário que concede direitos à hipoteca consiste em duas partes.

LEIA TAMBÉM:   O que e resolucao de insolvencia?

Qual o preceito das execuções hipotecarias?

3.1.Nas execuções hipotecarias, porém, vigora o preceito do art. 847 do CC, isto é, os outros credores poderão disputar preferência no tocante a eventuais sobras do pagamento hipotecário regularmente inscrito em primeiro lugar, só podendo ser pleiteada a invalidade da hipoteca respectiva por meio de ação ordinária. 3