O que e familia ribeirinha?

O que é família ribeirinha?

As famílias ribeirinhas tradicionais vivem em comunidades compostas por grupos de 20 a 40 casas de madeira construídas em palafitas, mais adequadas ao sistema de cheias dos rios. Essas residências encontram-se dispersas ao longo de rios, igarapés, furos e lagos (Noda et al., 2001).

Qual a diferença básica entre as equipes de Saúde da Família Fluviais e ribeirinhas?

As equipes fluviais credenciadas em Saúde Bucal devem incluir ainda, na equipe mínima, um cirurgião-dentista e um técnico/auxiliar em saúde bucal. As equipes ribeirinhas atendem a população por 14 dias (8h/diárias) e 2 dias são reservados à educação permanente e planejamento.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar Antecedentes Criminais Policia Civil SC?

O que é Esff?

Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). A implantação das equipes de Saúde da Família Ribeirinhas e Fluviais segue os mesmos critérios das equipes e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Quando surgiu a Estratégia de Saúde da Família?

Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi criado como estratégia de reorientação dos serviços de atenção à saúde. As antigas práticas mais voltadas para a doença e valorização do hospital são substituídas por novos princípios, com o foco na promoção da saúde e na participação da comunidade.

Como são as moradias dos ribeirinhos?

Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes. Outras mais afastadas do rio ainda são construída de barrote.

Como se locomovem os ribeirinhos?

O rio possui um papel fundamental na vida dos ribeirinhos. É através dele que são estabelecidas as ligações entre as localidades com a utilização de jangadas e barcos como o único meio de transporte.

LEIA TAMBÉM:   Em quais casos pode pagar fianca?

O que é equipe de ESF fluvial como funciona?

São equipes que desempenham a maior parte de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas em áreas adscritas cujo acesso se dá por meio fluvial, necessitando de embarcações para atender as comunidades com grande dispersão territorial.

Quais os diferentes arranjos da atenção básica em saúde?

Resultados: Foram identificados oito tipos de arranjos organizativos: UBS-ESF, UBS-ESB, UBS-ESF-ESB, Posto-ESF, Posto-ESB, Policlínica-ESB, Outros-ESF e Outros-ESB.

O que é NASF e como funciona?

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade …

O que é o NASF e para que serve?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a funcao do corvo?

Por que a Estratégia Saúde da Família surgiu no Brasil?

Mesmo influenciado por outras instituições, pode-se afirmar que, a partir do Movimento de Reforma Sanitária, o Programa Saúde da Família surge no Brasil a partir do reconhecido sucesso do trabalho de assistência comunitária, tendo como base o modelo cubano de Medicina Familiar.

Qual é o encolamento da embarcação?

Encolamento (“Bilge”) – É a parte do casco entre o costado e o fundo. Quando arredondado e geralmente saliente, é conhecido por bojo. Eixo propulsor – são peças metálicas cilíndricas que servem para transmitir o movimento rotativo do motor ao hélice da embarcação.

Qual a nomenclatura das embarcações?

Identificação das principais partes das embarcações, sua nomenclatura. Conhecer as partes das embarcações é essencial para a sua operação e manutenção. Amura é o mesmo que bochecha, significa também uma direção qualquer entre a proa e o través. Amurada (“Side wall”) – É a parte interna do casco, acima ou abaixo da linha de flutuação.

Quais são as partes das embarcações?

Partes das embarcações são os componentes estruturais e acessórios que formam o conjunto que dá forma ao barco. Estas partes são designadas por nomes peculiares, muitos deles com origem histórica nos primórdios da navegação.

Quais são as vigas das embarcações?

Vaus (“Beans”) – Vigas estruturais no sentido transversal, de boreste para bombordo, servindo para ligar os dois ramos de uma baliza e, também para sustentar os conveses. Partes das embarcações são os componentes estruturais e acessórios que formam o conjunto que dá forma ao barco.