O que e estimulacao transcutanea?

O que é estimulação transcutânea?

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) envolve a transmissão de energia elétrica de um estimulador externo para o sistema nervoso periférico, através de eletrodos de superfície conectados na pele3. É uma técnica simples e eficiente, muito utilizada para o alívio da dor4.

Para que serve o TENS Burst?

A eletroestimulação de baixa frequência (burst) propicia contração muscular, causando a ativação dos mecanismos de liberação dos opioides endógenos e também aumenta o fluxo sanguíneo arterial para a área estimulada gerando uma maior analgesia.

Qual tipo de TENS devo utilizar em quadro de dor crônica na qual preciso sedar o paciente durante os procedimentos?

TENS Acupuntura Ela é indicada para dores crônicas, pois possivelmente ocorre a liberação de endorfinas.

Quais dos parâmetros da TENS para a estimulação da fibra a beta?

Parâmetros que combinam elevada freqüência (80 a 150 Hz) e duração de pulso mais baixas (20 a 80 µs), permite a estimulação de fibras nervosas altamente mielinizadas e de grande diâmetro, como as fibras A-β e A-α, desencadeando potenciais de ação repetidos.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona comissao de arrendamento?

Qual a função do TENS?

Como a TENS funciona? A TENS utiliza a estimulação elétrica galvânica por meio de um dispositivo elétrico, com capacidade para controlar a intensidade dos estímulos. São fixados pequenos eletrodos na pele do paciente, na região dolorida, para que a corrente elétrica consiga atingir os músculos.

Qual a ação do TENS?

A Tecnologia Tens é um recurso fisioterapêutico que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para aliviar dores e conseguir efeitos específicos, como a analgesia, a diminuição de edemas, o relaxamento e o fortalecimento muscular.

Quais parâmetros do TENS?

A Tens é liberada em frequência de pulso elevada, maior que 100 p.p.s, e pulso de longa duração, 300 a 1.000 μs e intensidade no nível motor, com duração de tratamento entre 15 a 30 minutos, o alívio da dor após o tratamento é menor que 30 minutos, e é recomendada para redução da dor antes de exercícios terapêuticos.

Como o equipamento de TENS pode colaborar para promover o alívio de quadros dolorosos?

O interessante é que para cada caso existe um mecanismo de ação, como uma estimulação de liberação de endorfinas que prolongam a analgesia. O motivo pelo qual o TENS é capaz de atuar na dor é que ele ativa um mecanismo do sistema nervoso, o sistema inibitório descendente de dor, por isso acaba por amenizar a dor.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar indenizacao por danos morais no Imposto de Renda 2021?

Qual a frequência do TENS para analgesia?

A intensidade da frequência é indicada de acordo com cada tipo de lesão. Por exemplo, se sua dor é crônica pode ser utilizado uma frequência baixa, cerca de 25Hz. Já em casos de dor aguda pós-operatória, a frequência pode ser mais alta, cerca de 100 a 200Hz.

Qual a intensidade do TENS?