O que e contrato intermitente inativo?

O que é contrato intermitente inativo?

Uma das principais características do trabalho intermitente é o período de inatividade, ou seja, o funcionário pode ficar dias, semanas ou até meses sem comparecer à empresa.

O que significa trabalho emitente?

Trabalho intermitente ocorre quando uma empresa contrata um funcionário para prestar serviços de forma esporádica, remunerando-o com salário e todos os direitos trabalhistas proporcionalmente a esse período.

O que é período de inatividade?

O período de inatividade é o intervalo temporal distinto para daquele para o qual o empregado intermitente haja sido convocado a prestar serviços ao seu empregador (art. 4º da Portaria MTB 349/2018). O período de inatividade não pode ser considerado como tempo a disposição do empregador (§ 5º do art.

Quanto ganha um trabalhador intermitente?

O pagamento não pode ser inferior ao valor do salário mínimo por hora (R$ 4,54, em 2019) ou ao valor pago aos demais empregados que exercem a mesma função. A empresa precisa convocar o funcionário com ao menos três dias de antecedência, e ele é quem decide se aceita o trabalho.

LEIA TAMBÉM:   Quando surge o conceito de interseccionalidade?

Como saber se meu contrato intermitente está inativo?

Regras gerais do contrato intermitente

  1. não continuidade na prestação de serviço;
  2. necessidade de convocação prévia para trabalhar;
  3. direito à décimo terceiro, férias, adicional noturno e demais direitos garantidos na CLT;
  4. permitido vínculo empregatício com uma ou mais empresas;
  5. período de inatividade.

O que ocorre quando o empregado contratado para o trabalho intermitente quando estiver no período de inatividade?

Nesse formato, o empregado fica à espera de uma convocação para prestar os seus serviços novamente — e pode trabalhar para outros contratantes enquanto estiver inativo. Vale lembrar que o tempo de inatividade do empregado (sejam horas, dias ou meses) deve ser acordado entre o trabalhador e a empresa.

Qual é o conceito de “inativo”?

Considera-se “inativo” o indivíduo que, independentemente da sua idade, no período de referência não podia ser considerado economicamente ativo, isto é, não estava empregado nem desempregado.

Como funciona o trabalho intermitente?

Ou seja, é aquele em que o trabalhador permanece inativo, por dias, semanas ou até mesmo meses, à espera de convocação pela empresa para prestar serviços. Enquanto não houver a convocação, o trabalhador poderá prestar serviços para outros contratantes. Como funciona o trabalho intermitente?

LEIA TAMBÉM:   O que foi a era da catastrofe?

Como funciona o funcionário intermitente?

No caso do trabalhador autônomo, não há vínculo empregatício com a empresa. Entretanto, o funcionário intermitente faz parte da equipe de trabalho da companhia e, por isso, recebe todos os benefícios inerentes dessa posição. Alguns exemplos são: hora extra.