O que foi a era da catastrofe?

O que foi a era da catástrofe?

A “Era da Catástrofe”, que se inicia em 1914 com a Primeira Guerra Mundial, “que assinalou o colapso da civilização (ocidental) do século XIX” (p. 16), caracterizada por uma civilização capitalista, liberal, burguesa, cientificista, eurocêntrica e se fecha com o resultados da Segunda Guerra Mundial (1945).

O que o texto transmite ao contextualizar a era do capital?

É contada a história de uma sociedade que buscava consolidar o processo de transição do feudalismo para o liberalismo clássico, tendo como princípio guia na área econômica a livre iniciativa privada, por meio da qual esperavam conseguir uma melhor distribuição das riquezas materiais.

O quê Hobsbawm queria dizer sobre Era dos Extremos?

O historiador Eric Hobsbawm, responsável por analisar minuciosamente as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do século XX, decidiu atribuir a este o significado de “Era dos extremos”, um século marcado por uma série de conflitos, mudanças e transformações que impactaram a sociedade global.

LEIA TAMBÉM:   Como eliminar linhas de expressao ao redor da boca?

Como o historiador Hobsbawm define passado?

(HOBSBAWM, 2004, p. 25). A concepção de passado, portanto, não se reduz à ideia de “conservação”, mas abrange a de que ele é um valor que faz dos homens seres históricos, comprometidos com suas heranças culturais e sociais, mesmo em contextos em que já são identificadas rupturas em suas estruturas.

O que foi a breve do século XX?

O livro Era dos Extremos: o breve século XX, 1914–1991 é um livro de História escrito por Eric Hobsbawm em 1994 que discorre sobre o século XX, mais precisamente do início da Primeira Guerra Mundial em 1914 até a queda da União Soviética, no ano de 1991.

O que aconteceu de mais importante na era do capital?

O aspecto mais importante foi esta separação: de um lado capital e meios de produção (instalações, máquinas, matéria- prima), do outro o trabalho, tornando os operários assalariados dos capitalistas (ARRUDA; PILETTE, 1997).

Como Hobsbawm divide a história?

Hobsbawm divide a história do século em três “eras”. A primeira, “da catástrofe”, é marcada pelas duas grandes guerras, pelas ondas de revolução global em que o sistema político econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo e pela virulência da crise econômica de 1929.

LEIA TAMBÉM:   Tem como eu cancelar o cartao de credito mesmo devendo?

Qual é o caráter das duas guerras mundiais para Hobsbawm?

O século XX que retrata Hobsbawm é em realidade um díptico no qual a Segunda Guerra Mundial marca o divisor de águas. Apresenta-a como uma ‘guerra civil ideológica internacional’ na qual, para além dos estados e dos exércitos, enfrentavam-se ideologias, visões de mundo, modelos de civilização.