O que e contestacao de divorcio?

O que é contestação de divórcio?

Com o advento do NCPC, a reconvenção passou a ser requerida juntamente com a contestação, sem maiores delongas e burocracias desnecessárias, senão vejamos: Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

Quanto tempo leva um processo de divórcio litigioso?

Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses. Já, em caso de não haver consenso, o divórcio judicial litigioso é bem mais demorado, costuma durar uma média de 2 anos até sua resolução (mas esse tempo é só uma estimativa, uma média, há casos mais rápidos e outros mais demorados).

Em que situações é possível a conversão de um divórcio litigioso em divórcio extrajudicial?

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao da oxigenoterapia hiperbarica?

Resolve-se na Justiça quando houver filhos menores ou incapazes e/ou briga entre o casal. Caso o casal não possua filhos e não tenha desentendimentos conjugais, há possibilidade de realizar-se o divórcio em um cartório. Nesse caso, o divórcio acontece de forma extrajudicial, tornando-se mais rápido e prático.

Como contestar um processo?

A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

Como se faz uma reconvenção?

Reconvenção no CPC/215 Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. §1º Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

Porque o divórcio litigioso demora tanto?

Por sua vez, um processo é litigioso dificilmente dura menos de 6 meses, por conta das movimentações no processo. Ainda assim, é possível afirmar que um casal sem filhos se separa mais rápido que um casal com filhos. Do mesmo modo, o divórcio com partilha de bens leva mais tempo que um processo sem bens.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a cor do invisivel?

Como acelerar o processo de divórcio litigioso?

Uma forma de acelerar esse passo é tentar fazer um acordo com a outra parte durante a audiência de conciliação, que é proposta antes da parte ré ser citada para apresentar sua defesa.

Como transformar o desquite em divórcio?

Como funciona a conversão de separação em divórcio? Sendo assim, na conversão de separação em divórcio o casal já definiu a partilha de bens ao se separar, mas continua com vínculo conjugal. Então, deve ir a um cartório ou iniciar um processo judicial para por fim de fato ao casamento, com a realização do divórcio.

Como acontece a conversão da separação judicial em divórcio?

Art. 35A conversão da separação judicial em divórcio será feita mediante pedido de qualquer dos cônjuges. Parágrafo único- O pedido será apensado aos autos da separação judicial.