Qual a funcao da oxigenoterapia hiperbarica?

Qual a função da oxigenoterapia hiperbárica?

A Câmara Hiperbárica é um equipamento médico fechado, resistente à pressão, que provoca um aumento da quantidade de oxigênio transportada pelo sangue, sendo indicada para tratamentos como acidentes de mergulhos, intoxicações respiratórias (fumaça ou gases tóxicos), traumas, infecções e feridas de difícil cicatrização.

Quais os benefícios da Hiperbarica?

A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) oferece aos pacientes benefícios terapêuticos para as mais variadas doenças. É um tratamento auxiliar aos antibióticos, cirurgias e importante no tratamento de feridas. Ao respirar ar puro e pressurizado, a taxa de oxigênio nos tecidos aumenta por meio da corrente sanguínea.

Quais são os benefícios da oxigenoterapia?

Benefícios do tratamento

  • Prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e de danos em órgãos nobres (coração , rins e cérebro)
  • Melhorar a qualidade de vida.
  • Aumentar o tempo de vida.
  • Melhorar a função neurológica, psíquica e cardíaca.
  • Prolongar a duração dos exercícios.
  • Reduzir o número de internações.
LEIA TAMBÉM:   Qual parte do boi e o salame?

Qual é a câmara hiperbárica?

Câmara Hiperbárica. A câmara hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, geralmente de formato cilíndrico e construído de aço ou acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro.

Por que a câmara hiperbárica pode provocar convulsões?

Em alguns casos mais raros, a realização da câmara hiperbárica pode provocar convulsões devido a quantidade elevada de oxigênio no cérebro. Outros efeitos colaterais podem ser ruptura no tímpano, problemas de visão e pneumotórax que é a entrada de oxigênio na parte externa do pulmão.

Por que a câmara hiperbárica é contraindicada?

A câmara hiperbárica é contraindicada em alguns casos como, por exemplo, em pessoas que passaram por uma cirurgia recente na orelha, que estão resfriadas ou com febre. E ainda, pessoas com outros tipos de doenças pulmonares como asma e DPOC devem informar o médico, pois têm maior devido risco de pneumotórax.