O que e antibiograma sensivel e resistente?

O que é antibiograma sensível e resistente?

O antibiograma, também conhecido por Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA), é um exame que tem como objetivo determinar o perfil de sensibilidade e resistência de bactérias e fungos aos antibióticos.

O que é e para que serve o programa Uso racional de antibióticos?

Diante do uso indiscriminado de antibióticos e seu impacto à saúde pública, iniciou-se em junho de 2009, o projeto “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana” com os objetivos: sensibilizar os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o uso racional de antibióticos e o crescimento …

O que é o CLSI?

In January 2005, NCCLS changed its name to the Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI).

Qual a diferença entre sensível e resistente?

Se uma bactéria sofre a ação de um antibiótico, esta diz-se sensível; se pelo contrário, o antibiótico não exerce qualquer efeito sobre a bactéria esta diz-se resistente. A resistência pode ser natural ou adquirida (por exemplo, pela transferência de plasmídeos ou por ocorrência de mutações).

LEIA TAMBÉM:   Que motivos podem determinar se uma pessoa pode ser reconhecida como refugiada?

O que significa sensível no exame de urocultura?

Quando a urocultura é positiva para a bactéria, é indicado no laudo a quantidade em que se encontra na urina e a que antibióticos é sensível, sendo normalmente Fosfomicina, Nitrofurantoína, Amoxicilina com Clavulanato, Norfloxacino ou Ciprofloxacino.

O que é o uso racional de medicamentos?

Uso racional de medicamentos: “existe uso racional quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade.” (OMS, Conferência Mundial Sobre Uso Racional de …

Como interpretar o TSA?

Interpretação dos TSA Os resultados dos TSA devem ser interpretados pela equipe do laboratório de microbiologia antes que o relatório final seja emitido ao médico do paciente. Geralmente, o antimicrobiano que apresentou a menor CIM é considerado a melhor alternativa de tratamento.