O que diz a Portaria 529?

O que diz a Portaria 529?

A Portaria MS/GM nº 529/2013 estabelece que um conjunto de protocolos básicos, definidos pela OMS, deva ser elaborados e implantados: prática de higiene das mãos em estabelecimen- tos de Saúde; cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação de pacientes; comunicação no …

São estratégias do PNSP?

Outra estratégia proposta pelo PNSP foi a elaboração de protocolos que ofereçam aos profissionais de saúde conceitos e orientações precisas, por meio da adoção de estratégias capazes de reduzir a ocorrência de incidentes.

Qual RDC responsável pela segurança do paciente?

Segundo a RDC n°. 36/2013, o NSP é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde7.

O que normatiza a Portaria 529 e 941 2013?

Altera e acresce dispositivo ao art. 8º da Portaria nº 529/GM/MS, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. …

LEIA TAMBÉM:   Qual o papel da enfermagem no controle da infeccao hospitalar?

São protocolos do Programa Nacional de Segurança do paciente publicados em portaria 529 de 1 04 2013?

Quais são os eixos em que o Programa Nacional de Segurança do paciente Pnsp está associado?

O PNSP tem quatro eixos: O estímulo a uma prática assistencial segura; o envolvimento do ci- dadão na sua segurança; a inclusão do tema no ensino; e o incremento de pesquisa sobre o tema. A cultura de segurança do paciente é elemento que perpassa todos esses eixos.

Quem é responsável pela segurança do paciente?

Segurança do paciente na legislação brasileira É dever das instituições de saúde estar em conformidade com as regras legalmente estabelecidas para evitar e/ou reduzir riscos à saúde do paciente.