O que acontece se comer a planta Comigo-ninguem-pode?

O que acontece se comer a planta Comigo-ninguém-pode?

Muita gente já ouviu falar da ‘comigo-ninguém-pode’. A planta ‘espirradeira’ lidera o ranking das venenosas junto com a ‘comigo-ninguém-pode’. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça.

O que fazer se ingerir comigo ninguém pode?

Em caso de intoxicação por comigo-ninguém-pode, é fundamental procurar ajuda médica. O tratamento normalmente tem por objetivo aliviar os sintomas. Muitos autores recomendam a utilização de produtos demulcentes, como leite, para diminuir o desconforto estomacal.

Por que plantas não são tóxicas para humanos?

No geral, plantas que não são tóxicas para humanos, também não oferecem riscos para os pets. Porém, tome muito cuidado, pois algumas plantas, apesar de não serem tóxicas, também não são comestíveis. Por isso, podem causar dores de barriga e desconforto, mas sem toxicidade.

Quais são as principais vítimas de intoxicação por plantas?

As principais vítimas são as crianças pequenas e animais domésticos. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), cerca de 60 \% dos casos de intoxicação por plantas acometem crianças menores de nove anos. Para fugir dessa estatística, é preciso conhecer bem quais são essas plantas e evitar seu cultivo.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o tempo de cura de uma torcao no tornozelo?

Como ocorrem os acidentes com plantas tóxicas?

Mesmo não sendo muito divulgados, acontecem todos os anos no Brasil milhares de acidentes envolvendo plantas tóxicas. Isso pode ser atribuído ao simples fato de que, geralmente, as categorias de plantas mais perigosas são utilizadas para uso ornamental, em casas, ambientes de uso social, eventos e etc.

Por que a intoxicação pode levar à morte?

Em contato com o organismo, pode causar intoxicação, seguida de arritmia cardíaca, podendo levar à morte. No entanto, para que isso aconteça é necessário que a pessoa ou animal tenha ingerido uma grande quantidade. Apesar disso, todo cuidado é pouco.