O que a quimioterapia pode alterar no coracao?

O que a quimioterapia pode alterar no coração?

A quimioterapia é capaz de danificar o músculo cardíaco e sua capacidade de bombear o sangue, levando à insuficiência cardíaca. A radioterapia, quando aplicada na região do tórax, pode interromper o ritmo cardíaco normal e danificar o revestimento ao redor do coração e as válvulas cardíacas.

Quanto tempo dura o efeito colateral da quimioterapia?

Isso ocorre geralmente cerca de duas a três semanas após o início da quimioterapia e é completamente reversível após o término do tratamento.

Como o corpo reage a quimioterapia?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Quem tem insuficiência cardíaca pode fazer quimioterapia?

Um dos principais efeitos colaterais potenciais da quimioterapia no sistema cardiovascular é a insuficiência cardíaca. O aparecimento dessa complicação pode levar à interrupção do tratamento quimioterápico e comprometer o controle e a cura do câncer.

LEIA TAMBÉM:   Como a ave garca-vaqueira dispersou para o Sul e para o Norte?

Quanto tempo dura o enjoo da quimioterapia?

Precoce: ocorre até 48 horas após a aplicação da quimioterapia; Tardia: ocorre até cinco ou seis dias depois da aplicação da quimioterapia.

Como se sentir mais confiante depois da quimioterapia?

Para se sentir mais confiante, fale sempre com o seu médico e peça-lhe ajuda para contornar todos os efeitos que permanecerem depois da quimioterapia. Referências: Wigmore, P. (2012).

Por que a quimioterapia pode causar esses efeitos colaterais?

Olá, boa tarde, tudo bem? Um tanto a quimioterapia quanto a radioterapia realizada na região da cabeça e pescoço podem causar esses efeitos colaterais. Na maioria dos casos, o paladar e a garganta voltam ao normal, mas pode levar um tempo.

Quais são as consequências após a quimioterapia em mulheres?

Consequências após quimioterapia em mulheres podem levar a uma violação dos ovários. A este respeito, os mensais não são regulares ou geralmente podem desaparecer por um tempo. Este fator é a causa da infertilidade temporária das mulheres. Ao longo do tempo, todas as funções de maternidade devem ser restauradas.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a malignidade intraocular mais comum da infancia?

Quais as consequências do bebê após a quimioterapia?

Muitas vezes, as consequências do bebê após a quimioterapia podem se manifestar em anos. Na maioria das vezes, as funções reprodutivas e cardiovasculares podem sofrer. Portanto, essas crianças estão no controle de um cardiologista.