E proibido recusar atendimento?

É proibido recusar atendimento?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.

Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?

Sim, uma empresa pode se negar a vender para um cliente quando perceber que ele não está alinhado à cultura do negócio e que, portanto, não irá agregar. Ou seja, ter o valor suficiente para pagar o seu serviço não é o único motivo a ser levado em consideração.

Sou obrigado a vender para cliente?

Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor e se recusar a atendê-lo, a menos, claro, que não tenha a mercadoria em estoque. Essa é uma prática abusiva de acordo com o CDC, Código de Defesa do Consumidor, e é passível de multa e outras punições.

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É crime negar atendimento médico?

Nos hospitais quando ocorre o atendimento de urgência e emergência é vedado o médico ou hospital negar o atendimento alegando quebra da confiança independe mente do que aconteça, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa.

Como recusar algo educadamente?

Como recusar educadamente

  1. Desculpe-se primeiro. Isso pode parecer um conselho estranho, especialmente se você objetivamente não fez nada de errado.
  2. Não faça rodeios.
  3. Use a palavra real.
  4. Diga NÃO duas vezes, se precisar.
  5. Encaminhe-os para outra pessoa.
  6. Espelhe o pedido deles.
  7. Ofereça uma alternativa.
  8. De um retorno para eles.

É crime se negar a vender?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Como recusar um cliente?

Dito isso, separamos abaixo cinco dicas de como dizer não educadamente para o cliente, sem prejudicar sua reputação no mercado.

  1. Justifique a negativa.
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções.
  3. Seja educado, honesto e transparente.
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.
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Qual a lei do consumidor sobre o troco?

Essa lei estabelece que o comerciante de produtos ou serviços não poderá substituir o troco entregue ao cliente em dinheiro por outros produtos, como balas, chicletes, vales, sem o consentimento prévio do consumidor e que, no episódio não tenha cédulas ou moedas para devolução do troco, o fornecedor deverá arredondar o …

Quando o SUS pode negar atendimento?

A – Ao acesso universal, isso quer dizer que todos os hospitais públicos ou conveniados do SUS (nas especialidades garantidas) não poderão negar atendimento a qualquer pessoa, independente de sua classe social, sexo, cor, crença, idade ou da localidade do País da qual for originária.