E permitido comercializar carne de cavalo no Brasil?

É permitido comercializar carne de cavalo no Brasil?

Sim. Os equídeos são considerados como espécies de açougue (art. 10 do Decreto 9.013, de 2017) e a carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária, que pode ser feita em âmbito federal, municipal ou estadual.

É crime vender carne de cavalo?

Comercializar carne de cavalo no Brasil é permitido, não é algo ilegal, já que esses animais são considerados espécie de açougue, segundo artigo 10 de decreto 9013, de 2017. No entanto, a carne só pode ser vendida e consumida se os animais forem abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

Como cavalo é abatido?

O fluxograma de abate equino tem início pela insensibilização através da qual utilizam-se pistolas de dardos cativo penetrante ou não penetrante acertando o golpe no ponto exato de cruzamento de uma linha imaginária da base da orelha até o olho oposto, em seguida vem a sangria; é realizado uma secção na região cervical …

LEIA TAMBÉM:   Onde fica o Meio-oeste?

Por que não podemos comer carne de cavalo?

Por volta do ano 700 d.C. comer carne de cavalo passou a ser considerado um pecado entre os católicos porque era um hábito muito arraigado dentre os pagãos. Mesmo a Igreja tendo liberado o consumo dessa carne ainda existe resistência entre muitos cristãos.

O que se faz com a carne de cavalo no Brasil?

De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, no livro O Guia dos Curiosos, mesmo com o consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.

Quanto custa a carne de cavalo?

O quilo custa em média R$ 25 reais, dependendo dos cortes, que são bem parecidos com os do boi. A carne de cavalo brasileira é vendida para a França, a Bélgica, a Itália, a Rússia, a Suíça e o Japão.

Onde se come carne de cavalo?

Para os brasileiros, comer carne do equino beira o tabu, mas em outros países faz parte do cardápio, como na França, Bélgica, Itália e países da Ásia, onde a carne de sabor forte e levemente adocicado é apreciada.

LEIA TAMBÉM:   Como acabar com a gordura subcutanea?

O que faz com cavalo velho?

Todos os equídeos abatidos no Brasil para consumo humano são de descarte, ou seja, só vão para os matadouros no fim da vida, depois de passarem anos puxando carroças, guiando gado ou ajudando os donos em outras atividades. A lista inclui também os animais que precisam ser sacrificados por causa de patas quebradas.

Como funciona um frigorífico de cavalo?

O frigorífico compra os cavalos por R$ 1,10 o quilo, mata e vende em pedaços para o exterior. Isso está de acordo com as leis brasileiras e o setor comemora um aumento de 30\% no número de animais mortos. Só em 2015, 24.200 cavalos foram mortos nesses dois frigoríficos.

O que faz com a carne de cavalo?

A principal utilização da carne de cavalo na Europa é na forma de embutidos. As qualidades da carne de cavalo permitem uma excelente liga em salames e mortadelas, inclusive dispensando produtos químicos que são utilizados quando os produtos são fabricados com outros tipos de carne.

LEIA TAMBÉM:   Quem tem MEI pode aposentar por invalidez?

É permitido comer carne de jumento?

“Não existe nenhuma barreira legal que proíba o consumo de carne de jumento, o que existe é uma barreira cultural. Temos um animal que é considerado uma praga, que está completamente abandonado.

O que pode ser feito com a carne de cavalo?