E moralmente aceitavel a alternativa de levar a gravidez adiante e eventualmente usar o recem nascido apos sua morte como doador de orgaos?

É moralmente aceitável a alternativa de levar a gravidez adiante e eventualmente usar o recém nascido após sua morte como doador de órgãos?

b) é moralmente aceitável a alternativa de levar a gravidez a termo e eventualmente usar recém nascido após sua morte como doador de órgãos? Quando o caso é discutido no Comitê de Bioética seus membros apresentam posições contraditórias com relação a questão .

Pode fazer doação de órgãos?

​A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.

LEIA TAMBÉM:   Como Fazer Declaracao de Imposto de Renda de Igreja?

É possível haver doação de órgãos e tecidos a partir de um bebê que nasce com anencefalia?

A Resolução CFM nº 1.752, de 08 de setembro de 2004,25 foi o primeiro documento brasileiro específico que visou a regulamentar a doação de órgãos de portadores de anencefalia.

O que é preciso para doar o coração?

PARA DOAR ÓRGÃOS EM VIDA É NECESSÁRIO:

  1. Ser um cidadão juridicamente capaz;
  2. Estar em condições de doar o órgão ou tecido sem comprometer a saúde e aptidões vitais do doador;
  3. Avaliação de um médico afastando a possibilidade de existir doenças que comprometam a saúde do receptor.
  4. Durante e após a doação;

É típica a interrupção de gravidez de feto anencéfalo?

O aborto do feto anencefálico (feto sem cérebro) é um exemplo de aborto eugênico. Há também quem entenda que em se tratando de aborto de feto anencéfalo, o fato seria típico, ilícito, mas não culpável, em virtude da presença de uma causa excludente da culpabilidade, qual seja, a inexigibilidade de conduta diversa.

O que é preciso para ser um doador de órgãos?

Basta apenas ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por um médico para realização de exames. Para ser um doador em vida, você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote), fazer seu cadastro e download do cartão de doador.

LEIA TAMBÉM:   O que e fundos DNA?

Quem pode ser um doador de órgãos?

Potencialmente, qualquer pessoa saudável maior de 18 anos pode ser uma doadora de órgãos. Entretanto, o doador deve ser parente do receptor em até quarto grau e possuir compatibilidade sanguínea. Caso o doador não seja um parente relacionado é necessária autorização judicial.

Qual a compatibilidade para doar rim?

Se o paciente tem um doador, é necessário realizar o exame de compatibilidade, pois os dois precisam ter compatibilidade sanguínea (o fator RH positivo ou negativo não importa). Assim, o paciente que tem sangue tipo O só pode receber rim de doadores O. Os que possuem sangue do tipo A podem receber de O ou A.

O que é um bebê anencéfalo?

Uma dessas doenças é a anencefalia, uma má formação do sistema nervoso central que acontece antes de terminar o primeiro mês da gestação. O médico geneticista, Emerson Santana, explica que é uma condição na qual o bebê nasce com o cérebro subdesenvolvido e sem a calota craniana.

O que causa anencefalia no bebê?

As Causas Anencefalia estão relacionadas a fatores ambientais, infecções, drogas, radiações e até mesmo vírus e fatores genéticos que, provocam a ausência de ácido fólico no metabolismo materno levando à malformação.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a utilidade da informacao contabil?

Como é possível doar órgãos no Brasil?

Para ser doador de órgãos no Brasil, é preciso informar à família deste desejo, pois não há necessidade de deixar registrado em nenhum documento. Atualmente é possível doar rins, fígado, coração, pâncreas e pulmões, além de tecidos, como córnea, pele, ossos, cartilagens, sangue, válvulas cardíacas e medula óssea.

Como é feita a retirada do órgão do doador?

Após autorização do doador ou da sua família, este passará por exames que irão avaliar suas condições de saúde e a compatibilidade com a pessoa que irá receber. A retirada do órgão é feita em centro cirúrgico, como em outras cirurgias, e, depois, o corpo do doador será fechado cuidadosamente pelo médico cirurgião.

Como é contraindicada a doação de órgãos?

Além disso, a doação de órgãos é contraindicada em casos de infecções graves por bactérias ou vírus e que atingiram a corrente sanguínea. A doação de órgãos também é contraindicada caso o possível doador esteja em coma. No entanto, caso após a realização de alguns exames seja confirmada a morte cerebral, a doação pode ser feita.

Quais órgãos podem ser doados ainda em vida?

Os órgãos e tecidos que podem ser doados ainda em vida são o rim, parte do fígado, medula óssea e sangue. Isso é possível porque o doador poderá levar uma vida normal mesmo após essas doações.