Como voce enxerga o Servico de acolhimento?

Como você enxerga o Serviço de acolhimento?

É um trabalho exigente, cheio de imprevistos e para o qual não é possível estabelecer uma padronização de conduta porque cada serviço de acolhimento se situa em um contexto específico da realidade deste nosso imenso país, com suas variações regionais, culturais.

Quais são os procedimentos que devem ser feitos antes de acionar o Serviço de acolhimento?

Tão logo a criança ou o adolescente seja encaminhado para um serviço de acolhimento deve ser iniciado um estudo psicossocial para a elaboração de um plano de atendimento, com vistas à promoção da reintegração familiar.

Quanto tempo dura o acolhimento institucional?

§ 2º A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.

LEIA TAMBÉM:   Quanto gasto para abrir uma loja de gesso?

Qual a estratégia mais utilizada para realizar entrevistas com crianças?

Uma das estratégias mais utilizadas para realizar entrevistas com crianças é o jogo. Em geral, os jogos se adaptam mais facilmente ao ciclo de vida das crianças do que as perguntas diretas. Além disso, é uma linguagem próxima e marcante para eles.

Como é realizada a entrevista psicológica com uma criança?

A entrevista psicológica realizada com uma criança pode ter objetivos diferentes, e é a partir deles que o roteiro, o horário e a aplicação da entrevista serão estruturados.

Por que as casas de acolhimento estão próximas da residência dos entrevistados?

As casas de acolhimento em que viveram localizam-se geograficamente próximas da área de residência dos entrevistados. Por questões éticas e deontológicas, a sua identificação será omissa. As instituições foram contactadas no sentido de facultar contactos de jovens ex- institucionalizados.

Quando os jovens foram questionados sobre a vivência em acolhimento?

Quando os/as jovens foram questionados/as acerca de episódios significativos da vivência em acolhimento, relataram sobretudo memórias de interações familiares, como visitas ou acontecimentos de vida, o que está de acordo com a revisão de literatura que considera que os jovens continuam ligados à família (Siqueira e Dell’Aglio, 2006).

O que é o Serviço de acolhimento institucional?

O Serviço de Acolhimento Institucional realiza acolhimento em diferentes tipos de equipamentos (Casa Lar, Abrigo, Casa de Passagem e Residência Inclusiva) com o objetivo de garantir proteção integral.

Qual o objetivo do Pncfc?

Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária – PNCFC nasce nesse contexto, trazendo fortes traços neoliberais. O objetivo central do Plano é a valorização da família, reordenamento dos abrigos, implementação de programas de famílias acolhedoras e a adoção centrada no interesse da criança e do adolescente.

O que é o Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do direito de crianças e adolescentes à Convivência familiar e Comunitária?

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Resumo: Objetivo de ser um instrumento com o compromisso pela promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

O que é entrevista de acolhimento?

O Acolhimento Familiar é uma medida de proteção e, por lei, deve ser preferencial ao acolhimento institucional. Os ganhos para a criança e o adolescente que estão em uma família acolhedora são imensuráveis. Mas também há vitórias para a sociedade como um todo.

LEIA TAMBÉM:   Sou obrigado a trabalhar com frio?

Qual o papel do assistente social no acolhimento?

Nas instituições de acolhimento faz parte das atribuições do assistente social elaborar o Plano Individual de Acompanhamento – PIA que parte de um estudo diagnóstico que subsidiará a intervenção junto à família de origem e culminará com uma indicação para a situação da crianças e adolescente: retorno à família de …

O que é o Serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes?

São serviços que acolhem Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

Quem pode determinar o acolhimento institucional?

Embora o acolhimento institucional possa se dá através do Conselho Tutelar, de forma administrativa, o art. 137 do ECA afirma que: As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

O que é o Conanda é para que serve?

Além de contribuir para a definição das políticas para a infância e a adolescência, o Conanda também fiscaliza as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil.

O que é convivência comunitária?

A convivência familiar e comunitária é um direito reservado a toda criança e adolescente de ser criado e educado no seio de sua família original, e excepcionalmente se necessário, em família substituta, conforme artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990).

O que é o direito à convivência familiar e comunitária?

Quais são os direitos garantidos pelo ECA?

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda …