Como surgem os rios voadores da Amazônia?

Como surgem os rios voadores da Amazônia?

Os rios voadores levam umidade para extensas regiões da América do Sul. Este fenômeno, estudado por Gerard Moss e Tiago Iatesta, é ocasionado por grandes fluxos aéreos de água sob a forma de vapor que vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico e são alimentados pela umidade que se evapora da Amazônia.

Como é a água na Amazônia?

A Bacia Amazônica é o maior sistema hidrográfico do planeta, cobrindo uma área equivalente ao território continental dos Estados Unidos, e é responsável por 15-16\% da água doce que chega aos oceanos.

Qual a relação entre a floresta e a água?

As florestas e toda a vida que tem nelas são dependentes da água desde plantas medindo poucos centímetros no sub-bosque, até árvores com dezenas de metros de altura. Para tanto, essas plantas dependem da água da chuva e dos rios próximos e também de rios subterrâneos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os quatro fatores de modo geral que influenciam nas empresas?

O que a expressão rios voadores significa?

Rios voadores são imensos volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico, precipita sob a forma de chuva na Amazônia – onde ganham corpo – e seguem até os Andes, encontrando a muralha rochosa presente nessa região, que os faz desviar e flutuar sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso.

O que são rios voadores e como são formados?

Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água.

Qual é a quantidade de água da Amazônia?

A quantidade de água liberada pela Amazônia para o oceano Atlântico é enorme: até 300 mil metros cúbicos por segundo na estação chuvosa, com uma média de 209 mil metros cúbicos por segundo entre 1973-1990. A Amazônia é responsável por cerca de 20\% da água doce da Terra, que entra no oceano.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o certo o mes da ultrassom ou o dum?

Qual é a quantidade de água da floresta amazônica?

São mais de 150 quatrilhões de litros de água doce — uma riqueza de valor incalculável para o mundo. Com uma área total de um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados, o aquífero possui 75\% de sua extensão em território brasileiro.

Qual a relação entre a floresta e a biodiversidade?

A importância da floresta para o homem vai além da função fotossintética, ela desempenha papel a nível ecológico, econômico e mesmo social. Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, ou seja, de espécies vegetais e animais, possuem elevado valor paisagístico e recreativo, dentre muitas outra funções.

Qual a relação da serrapilheira para a floresta amazônica?

Atuante como uma espécie de cobertura na superfície do solo, a serapilheira tem a importante função de alimentar ecossistemas florestais, fazendo esta atividade através da ciclagem de nutrientes.