Como Solon chegou ao poder?

Como Sólon chegou ao poder?

Apesar de significativas, as mudanças de Drácon não tiveram impacto direto na resolução dos conflitos de interesse que tomavam a sociedade ateniense. Foi daí que o comerciante Sólon chegou ao cargo de legislador com o intuito de interferir em uma série de questões políticas, econômicas e sociais.

Qual foi a importância de Sólon?

Atinge enorme prestígio ao liderar os atenienses em batalhas, com destaque para a tomada da ilha de Salamina, na época dominada por Mégara (importante cidade-estado da Grécia Antiga). Foi um dos fundadores da democracia ateniense e o primeiro poeta da Ática.

Quem é tido como o pai da democracia?

O reformulador das leis ateniense e considerado o pai da democracia foi o político grego Clístenes. Ele estabeleceu a ideia de isonomia, cujo princípio é que “todos os cidadãos são iguais perante a lei”.

Que medidas tomadas por Sólon permitiram a participação de todos os cidadões do Governo ateniense?

LEIA TAMBÉM:   O que sao e para que servem os PCNs?

A partir de 594 a.C., Sólon, o novo legislador, ampliou o leque de reformas políticas em Atenas, eliminou a escravidão por dividas e resolveu dividir a população ateniense por meio do poderio econômico de cada indivíduo. Dessa forma, os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de participação política.

O que fez Clístenes de importante?

Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C. Realizou uma verdadeira reforma política que proporcionou aos cidadãos, independentemente do critério de renda, o direito de voto e ocupação dos mais diversos cargos.

Qual governante é considerado o pai da democracia ateniense?

Ele surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas. O político grego Clístenes, considerado o “pai da democracia ateniense” foi o responsável por liderar a primeira experiência democrática da Antiguidade Clássica em uma rebelião que derrubou o então tirano.

Sólon foi pressionado para reverter as mudanças e sofreu um golpe de Pisístrato, que assumiu o poder como um tirano, isto é, uma espécie de rei. Pisístrato tinha poderes ilimitados, mas, como dependia do povo para se manter no poder, lançou mão de medidas populistas para agradar às classes menos abastadas.

Qual foi a reforma de Sólon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

LEIA TAMBÉM:   O que e a Taxa de fiscalizacao de Funcionamento?

Quais foram as reformas propostas por Sólon em 594 AEC?

Dentre as reformas propostas por Sólon (594 – 591 a.C.) encontramos o regime censitário. Essa proposta condiciona a participação política à renda do cidadão.

Como ficou a participação política após a reforma de Sólon?

Inaugurou, consequentemente, uma aristocracia com base na riqueza, em oposição à de sangue. Como os privilégios políticos eram proporcionais à riqueza, Sólon apenas contemplou os membros da primeira classe, a dos mais ricos, com o posto de arconte (antes exclusividade dos aristocratas).

Quais as ações de Sólon Quanto à escravidão?

C.) o governador anistiou as dívidas dos camponeses, proibiu a escravidão por dívida, aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens, libertou os pequenos proprietários que se encontravam escravizados, e impôs limites à extensão das propriedades agrárias, diminuindo os poderes e arbitrariedades da nobreza.

Quais foram as reformas de Drácon?

Em âmbito econômico, incentivou a exploração das minas localizadas na região de Laurion, organizou um sistema de pesos e medidas e proibiu a exportação de cereais. Para dinamizar as atividades comerciais, criou um padrão monetário fixo para a cidade e permitiu a entrada de artesãos estrangeiros nesse mesmo ambiente.

LEIA TAMBÉM:   Como copiar automaticamente os dados de uma celula para outra?

Quais foram as reformas em Atenas?

Principais reformas de Sólon em Atenas: – Fez uma espécie de divisão social em Atenas, baseada nas rendas (divisão censitária). Os direitos e privilégios passaram a ser válidos através, principalmente, das terras e bens que o ateniense possuía.

Quais foram as reformas de Atenas?

Democracia ateniense No século VI a.C., a Atenas transformou-se no berço da democracia por meio das reformas de Clístenes. O desenvolvimento de Atenas deu-se por um processo de concentração de renda, o que fez com que um grupo de privilegiados, os eupátridas, detivessem a riqueza e controlassem a política da cidade.

Qual a contribuição do legislador Sólon em 564 AC?

Criou um conselho de 400 membros, instituiu o tribunal popular e quebrou o monopólio dos eupátridas sobre os cargos de alta magistratura. Manteve quatro classes sociais distintas de acordo com sua contribuição em impostos para a cidade-estado, os pentacosiomedimnos, os mais ricos, hippeis, zeugitai e thetes.

Quais foram as principais realizações do tirano pisístrato?

Pisístrato incentivou o cultivo da oliveira, que fornecia o azeite, umas das principais exportações de Atenas. No campo artístico e cultural, Pisístrato ordenou a construção do propileu na Acrópole de Atenas, tendo sido reconstruído o templo de Atena.

Quem foi Sólon na Grécia antiga?

Sólon foi um poeta, aristocrata e estadista de Atenas, sendo mais conhecido como legislador e poeta lírico. Atinge enorme prestígio ao liderar os atenienses em batalhas, com destaque para a tomada da ilha de Salamina, na época dominada por Mégara (importante cidade-estado da Grécia Antiga).

Quais foram as reformas de Drácon e Sólon?