Como se tem acesso aos acervos dos museus?

Como se tem acesso aos acervos dos museus?

O uso das tecnologias digitais para promover o acesso aos acervos dos museus é o prin- cipal argumento que embasa o processo de digitalização e de publicação das coleções. A forma como as pessoas buscam informações e como aprendem coisas novas mudou de maneira drástica com a popularização da internet.

O que faz um gestor de museu?

A gestão de museus envolve uma série de trabalhos que, juntos, garantem o bom funcionamento do local, fazendo com que ele cumpra seu importante papel na formação cultural de diversos públicos.

Quais meios tecnológicos podemos ter acesso a acervos de museus galerias?

Por meio da tecnologia do Street View, o site Google Arts and Culture oferece visitas virtuais gratuitas a mais de 1.200 museus, galerias e instituições de 70 países.

LEIA TAMBÉM:   O que e ser um empreendedor coletivo?

Qual curso fazer para trabalhar em museu?

Guarda de peças raras, organização de uma exposição e desenvolvimento do acervo local são algumas das funções quem for trabalhar em um museu….O curso de Museologia

  • Patrimônio Natural;
  • Antropologia;
  • Expografia;
  • Conservação de Bens Culturais;
  • Políticas Culturais;
  • Gestão Museológica, entre outras.

O que faz um gestor de acervo?

Gerir e documentar o acervo museológico é o modo de legitimar a informação contida nos objetos e nas práticas da instituição. Essas atividades contribuem diretamente para as fun- ções social, cultural e de pesquisa dos museus.

O que preciso para trabalhar em museu?

Para isso, o aluno tem que ter conhecimentos sobre conservação, documentação e exposição de coleções….O curso de Museologia

  • Patrimônio Natural;
  • Antropologia;
  • Expografia;
  • Conservação de Bens Culturais;
  • Políticas Culturais;
  • Gestão Museológica, entre outras.

Como os museus passaram a reconhecer que são instituições ao serviço da sociedade?

14 Os museus passaram também a reconhecer que, além das funções de preservar, conservar, expor e pesquisar são instituições ao serviço da sociedade e procuram através das ações educativas tornarem-se elementos vivos dentro da dinâmica cultural das cidades (Sandell 2002; Souza 2002).

LEIA TAMBÉM:   Quanto recebe um antropologo?

Por que os museus estão a tentar resolver esses problemas?

Houve evidências no estudo inglês mencionado que os museus não estão apenas a tentar resolver os problemas básicos, físicos e materiais das barreiras culturais, mas podem, muitas vezes, responder às complexas necessidades de sub-representação de certos públicos.

Como os museus têm percorrido esses caminhos?

De instituições paternalistas e autoritárias, os museus têm percorrido os árduos caminhos do diálogo cultural e da convivência com o outro. De instituições isoladas e esquecidas, os museus têm valorizado a atuação em redes e sistemas, procurando mostrar a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico.

Por que o museu contemporâneo tem de concentrar-se na excelência dos seus serviços?

De igual modo, porém, o museu contemporâneo tem de concentrar-se fortemente na procura da excelência dos seus serviços para os seus mais variados públicos, quer sejam crianças em idade escolar, estudantes do ensino superior, visitantes gerais da localidade, turistas nacionais ou internacionais ou investigadores especializados.