Como se organiza a Educacao Especial no Brasil?

Como se organiza a Educação Especial no Brasil?

A estrutura organizacional da Educação especial a educação especial se organizou tradicionalmente como AEE substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais (BRASIL, 2008a, p. 11).

Quais são os princípios da Educação Especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais as principais diretrizes da política nacional para educação inclusiva?

O Decreto nº 6.094/2007 estabelece dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.

Qual o conceito de Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

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O que é uma educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Qual ano foi lançado as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

2008
Inspirado nesse documento, o Ministério da Educação (MEC) lançou, em 2008, a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Seu objetivo foi estabelecer diretrizes para a criação de políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar.

Qual o ano que foi lançado as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial?

1994
(Brasil, 1997, p. 17 e 18). Em 1994, é publicada a Política Nacional de Educação Especial, orientando o processo de “integração instrucional” que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(…)