Como era o funcionamento do clientelismo?

Como era o funcionamento do clientelismo?

A origem da prática foi atribuída à Roma antiga. As relações entre o patrono (patronus) e cliente (cliens) foram vistos como cruciais para a compreensão do processo político. Embora as obrigações entre elas fossem mútuas, o ponto principal é que elas eram hierárquicas.

Como a assistência social pode contribuir para o desenvolvimento de uma espécie de clientelismo?

Historicamente, a assistência social tem sido vista como uma ação tradicionalmente paternalista e clientelista do poder público, associada às primeiras Damas, com um caráter de “benesse”, transformando o usuário na condição de “assistido”, “favorecido” e nunca como cidadão, usuário de um serviço a que tem direito.

O que é patrimonialismo e clientelismo?

Enquanto o patrimonialismo é o modo como se organiza a sociedade (em torno de famílias que detêm um grande patrimônio e são consagradas pela tradição), o clientelismo é a faceta política do patrimonialismo e se define por um modo de relacionamento entre o poderoso e os que dele Page 16 16 dependem, os seus clientes.

LEIA TAMBÉM:   O que e ambiente externo organizacional?

Como ocorria o clientelismo entre os portugueses residentes no Brasil e a elite portuguesa europeia?

Esses plebeus passavam a serem “clientes” que recebiam um “patrocínio”. Desta maneira, ambos estavam obrigados a prestar auxílio quando eram solicitados. Os patrícios deviam ajudá-los economicamente ou através de intervenções judiciais e nomeações. Por sua parte, os clientes prestavam serviços variados.

Qual a importância da política de Assistência Social?

A Política de Assistência Social no Brasil faz parte de um Sistema de Proteção Social amplo, denominado Seguridade Social. O SUAS tem por lógicaa gestão das ações na área da assistência social, organizada de forma descentralizada e participativa.

Qual é o conceito de patrimonialismo?

Um estilo de administração do Estado denominado patrimonialismo. Este modelo de administração, típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado.

O que é o conceito de patrimonialismo?

Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade.