Como se da o funcionamento de uma economia de mercado pela atuacao dos dois agentes econômicos empresas e familias?

Como se dá o funcionamento de uma economia de mercado pela atuação dos dois agentes econômicos empresas e famílias?

O mercado é regido pela lei de oferta e demanda: a oferta de produtos das empresas em troca da demanda das famílias.

Qual é a importância da empresa familiar na economia?

As empresas familiares fazem parte do cenário econômico em todo o mundo e sua importância para a geração de emprego e renda é inegável. Responsáveis por 60\% da oferta de empregos no Brasil e por 48\% da produção nacional, as empresas de menor porte assumem, hoje, importância crucial no desenvolvimento econômico.

Como uma empresa familiar contribui no desenvolvimento econômico brasileiro?

As empresas familiares são de suma importância para a economia Brasileira, pesquisas recentes apontam que as mesmas já são responsáveis por 60\% dos empregos formais do pais e por mais de 62\% do PIB. Uma empresa familiar é toda aquela que, independentemente do tamanho, tem uma família como detentora dos poderes.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar rendimento de socio ou titular de microempresa?

Como as empresas desempenham papel importante dentro da economia?

As empresas também desempenham papel importante dentro da economia na medida em que elas oferecem seus produtos e serviços para as famílias. Elas, portanto, desempenham o papel de produção dos bens e dos serviços. A função das empresas, embora sejam instituições, ficam a cargo dos empresários que as possuem.

Por que as famílias estão no foco da economia?

Por todas essas características, as famílias estão no foco dos outros participantes da economia. Portanto, entender esse público e quais as melhores formas de atingi-lo são preocupações de toda empresa, que é o segundo agente econômico.

Quais são as famílias?

São todos indivíduos, ou unidades familiares, de uma economia que exercem o papel de consumidores, já que adquirem os diversos serviços e bens ofertados na economia. Em contrapartida, as famílias podem também ser as proprietárias de fatores de produção, como a terra, o trabalho e o capital, por exemplo.

Como as famílias são proprietárias dos recursos de produção?

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um Assessor econômico?

De outro lado, as famílias são proprietárias dos recursos de produção e os ofertam no mercado de fatores de produção, as famílias ofertam terra, trabalho, capital, capacidade empresarial.