Como se classificam os impostos?

Como se classificam os impostos?

Os impostos, por sua vez, podem ser classificados com base em diferentes critérios. A doutrina diferencia os impostos em diretos e indiretos, em reais e pessoais, entre outras. Com base neste critério, os impostos podem ser classificados em federais, estaduais e municipais.

Qual é a classificação quanto as espécies de tributos?

Quanto a classificação: Diretos, Indiretos, reais, pessoais, proporcionais, progressivos, parafiscais, extrafiscais. DIRETO: contribuinte de fato e de direito. Uma só pessoa reúne as características de contribuinte, ou seja, somente ele é o responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias previstas na lei.

Quais os tipos de impostos?

– Crédito ou Débito Quais os tipos de regime tributário? Escrito na categoria ” Imposto de renda ” por André M. Coelho. Impostos diretos são impostos sobre a riqueza, lucro e renda e são cobrados sobre a renda ou lucros do indivíduo. Impostos indiretos são impostos sobre bens e o ônus do imposto pode ser dividido entre o comprador e o vendedor.

LEIA TAMBÉM:   Qual o objetivo da ferrovia Norte-sul?

Quais são os tipos de impostos cobrados hoje?

Os principais tipos de impostos cobrados hoje são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS).

Quais são as contribuições e taxas do imposto?

As contribuições e taxas estão diretamente ligadas a prestação de algum serviço público (federal, estadual ou municipal). Como por exemplo taxas de iluminação pública, esgoto, etc. Já o imposto, pode ser definido como um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio.

Qual a tributação dessa categoria?

Ou seja, a tributação desta categoria diz respeito às remunerações provenientes do trabalho por conta de outrem, tais como vencimentos, gratificações, comissões, subsídios ou prémios, indemnizações, pré-reforma ou pré-aposentações, entre outras.