Como se chama deficiencia?

Como se chama deficiência?

Ao longo da década de 1990. “Pessoas com necessidades especiais” surgiu, a priori, para substituir “deficiência”. Também apareceram expressões como “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais”, em uma tentativa de amenizar a contundência da palavra “deficientes”.

Quais os direitos de uma Pessoa com deficiência?

A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. § 1º As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.

Como receber pessoas com deficiência na empresa?

A fim de receber pessoas com deficiência na empresa de maneira adequada, tanto o gestor quanto a equipe devem estar preparados e sensibilizados para lidar com a inclusão e se relacionar bem com os novos funcionários. Por isso, é essencial que o treinamento desses profissionais esteja na lista de tarefas dos recursos humanos.

Por que as pessoas com deficiência encontram dificuldades para conseguir emprego?

LEIA TAMBÉM:   Como pedir reembolso de exame?

No mercado de trabalho, pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para conseguir um emprego, mesmo que sejam qualificadas para os cargos aos quais concorrem. Isso acontece, em grande parte, porque as empresas geralmente não estão preparadas para lidar com suas necessidades, por não possuírem um programa de inclusão.

Qual a proporção de empregados da empresa com deficiência?

De acordo com o o artigo 93 da Lei 8.213/1991, a empresa com 100 (cem) ou mais empregados deverá preencher de 2\% a 5\% por cento dos seus cargos, com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas, na seguinte proporção: I – até 200 empregados 2\%; II – de 201 a 500 empregados 3\%;

Qual a condição para a dispensa do portador de deficiência?

O §1º do artigo 93 da Lei nº 8.213/91 estabelece como condição para a dispensa do empregado reabilitado ou portador de deficiência (tanto na hipótese de contratação por prazo determinado como na hipótese de contratação por prazo indeterminado) a contratação de substituto em condições semelhantes.