Como se calcula o tempo de irrigacao?

Como se calcula o tempo de irrigação?

O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se o valor de ETc acumulada (ETca) pela intensidade de aplicação dos emissores. Deve-se acrescentar de 10\% a 20\% ao valor de ETca, para compensar a desuniformidade do sistema de irrigação. Quanto maior a desuniformidade, maior deve ser o acréscimo.

Qual o tempo de irrigação?

O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se a lâmina a ser aplicada (em mm) pela intensidade de aplicação do sistema (em mm/h). Para se aplicar, por exemplo, uma lâmina de 12 mm em um sistema cuja intensidade de aplicação é de 2 mm/h, o tempo de irrigação será de 6 horas (12 mm ÷ 2 mm/h = 6 horas).

Qual o sistema de irrigação mais usado no Brasil?

Os principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento, a microaspersão e o gotejamento subsuperficial. A seguir, apresentam-se os sistemas mais usados. Figura 6. Sistema pivô central (Fonte: Walfrido Machado, Emater-MG).

LEIA TAMBÉM:   Quantos sao os tipos de celulas que nos permitem a visao de cores?

Qual o tipo de irrigação mais usado no Brasil?

Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.

Como calcular o turno de rega?

O turno de rega pode ser definido a partir da divisão entre a porção da lâmina d’água disponível no solo e a lâmina d’água que é absorvida pelas plantas.

Como calcular lâmina bruta de irrigação?

A lâmina bruta é sempre maior que a líquida, devido às perdas de água durante a irrigação. Ela é calculada da seguinte forma: LB = LL/Ea Em que, LB = lâmina bruta de irrigação (mm); Ea = eficiência de aplicação de água pelo sistema de irrigação (decimal).

Quais os principais tipos de irrigação?

Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão….

  • Água parada pode prejudicar as plantas, principalmente pela diminuição da respiração das raízes;
  • Bastante dependente da declividade do solo;
  • Erosões frequentes nos sulcos;
  • Ocorrem perdas de água por percolação.
LEIA TAMBÉM:   Sou separada tenho direito a pensao?

O que é o turno de rega variável?

Já em sistemas com lâmina d’água fixa, o turno de rega é variável, isto é, a irrigação é dependente da capacidade de armazenamento de água no solo. Neste caso, dizemos que o número de dias entre as irrigações se torna variável.

Como determinar o turno de rega?