Sou separada tenho direito a pensao?

Sou separada tenho direito a pensão?

Desde que seja evidenciado que a ex-esposa ou ex-companheira, após o divórcio ou separação de fato continuou dependendo economicamente do segurado falecido para sobreviver, o benefício de pensão por morte será devido.

Quem tem direito auxílio-reclusão 2020?

O auxílio-reclusão se trata de um benefício do INSS que é pago aos dependentes do trabalhador que está preso, em regime fechado. Vale destacar que os dependentes que têm direito ao auxílio-reclusão são: filhos, pais, irmãos e cônjuges. Uma dúvida bastante comum é sobre como calcular o valor auxílio-reclusão.

Tem como receber o auxílio Reclusao retroativo?

Mesmo que tenha se passado 1 ano da data da prisão, você pode requerer o auxílio-reclusão para este filho, portanto neste caso ele não receberá da data do pedido em diante como costuma ser para o dependente maior de idade, e sim desde a data da prisão, ou seja, receberá este 1 ano na forma de atrasados.

Quanto tempo demora para liberar o auxílio reclusão?

A família tem 90 dias após o recolhimento à prisão para buscar o auxílio-reclusão. Dentro desse período, o pagamento retroage desde a data da prisão. Filhos de até 16 anos têm até 180 dias para buscar o auxílio. Caso passe os 90 dias, será da data do requerimento.

LEIA TAMBÉM:   O que foi o despotismo esclarecido Cite um exemplo?

Quanto tempo demora para receber o auxílio reclusão?

Prazos administrativos

Benefício Previdenciário Novo Prazo
Auxílio Acidente 60 dias
Pensão por Morte 60 dias
Auxílio Reclusão 60 dias
Salário Maternidade 30 dias

Quem pode solicitar auxílio-reclusão?

O auxílio-reclusão é pago pelo INSS aos dependentes do preso. São considerados dependentes: cônjuge ou companheiro, filhos e equiparados, pai e mãe, irmão. Há de se destacar que o filho, para ser considerado beneficiário, deve ser menor de 21 anos e não pode ser emancipado.