Como receber a aposentadoria em outro pais?

Como receber a aposentadoria em outro país?

O INSS garante o direito de transferir seu benefício previdenciário para o exterior. Isso significa que se você recebe uma aposentadoria aqui no Brasil, pode então pedir para que o valor seja pago em uma conta-corrente do país estrangeiro que você vai começar a residir permanentemente (ou por um longo tempo).

Quem trabalha no exterior como recolher INSS?

Quem reside temporariamente no exterior pode requerer a isenção do pagamento de previdência no exterior e evitar a dupla tributação. Para isso, precisa obter o Certificado de Deslocamento Temporário e Isenção de Contribuição (CDT) junto ao INSS, mediante comprovação da mudança para o exterior.

Será que o cidadão brasileiro pode contribuir com a previdência social de Portugal?

O cidadão brasileiro que vive e trabalha legalmente em Portugal deve filiar-se e contribuir com a Previdência Social de Portugal. Assim sendo, ele irá adquirir direitos em Portugal que, posteriormente, poderão ser usufruídos no Brasil. A única condição é que estes direitos estejam estabelecidos no acordo entre os dois países.

LEIA TAMBÉM:   Onde podemos encontrar as gorduras insaturadas?

Será que você deve residir em um país que não possui acordo com o Brasil?

E se você decidir morar em um país que não possui acordo de previdência com o Brasil, você correrá o risco de pagar imposto de renda aqui no Brasil e também no outro país. Por este motivo, é de extrema importância que você saiba se o país onde você deseja residir tem um acordo com o Brasil.

Será que os aposentados brasileiros podem fixar residência no exterior?

E as respostas a estas dúvidas são que aposentados brasileiros podem sim fixar residência no exterior, bem como serão pagos pelo INSS no país onde residirem. Neste artigo, vamos te explicar o que você deverá fazer para receber o seu benefício no exterior, e, também, se será cobrado algum imposto de sua aposentadoria.

Como um brasileiro pode se aposentar em Portugal?

Para ter direito a se aposentar em Portugal é preciso cumprir o critério de idade e o prazo de garantia. Quanto à idade, é preciso ter: 66 anos e 6 meses para aposentadoria em 2021; 66 anos e 7 meses para aposentadoria em 2022.

LEIA TAMBÉM:   Como aplicar o metodo de equivalencia patrimonial?

Como averbar tempo de serviço no exterior?

Como fazer a averbação desse período? Para fazer a averbação do período, o segurado deverá preencher o formulário específico e enviar através do portal Meu INSS que encaminhará o pedido ao Organismo de Ligação Internacional para verificar o tempo de contribuição do beneficiário no país estrangeiro.

Quantos anos de contribuição para se aposentar em Portugal?

15 anos
Em 2018, deve possuir 66 anos e 4 meses, tanto para homens quanto para mulheres. Há aumento anual da idade de acordo com o crescimento da expectativa de vida; Contribuição com a previdência de no mínimo 15 anos ou; Ter contribuído por no mínimo 12 anos, através do Seguro Social Voluntário.

Quanto tempo de contribuição para se aposentar em Portugal?

66,5 anos
Para começar, não há diferença entre o tempo mínimo de contribuição para homens e mulheres, por exemplo. Assim, para o recebimento da aposentadoria em Portugal, a idade mínima atual é de 66,5 anos para homens e mulheres. E, o tempo mínimo é de 15 anos de contribuição no Regime Geral (empregados e empreendedores).

LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu com o Thresh?

Sou aposentado e quero morar fora do Brasil?

O país ainda tem uma lei de incentivo para receber aposentados de todo o mundo que desejem morar lá, desde que provem que possuem rendimentos suficientes. Existem inclusive benefícios fiscais e isenção de impostos. Se você é aposentado e sonha em morar em Portugal, não deixe de adquirir nosso Ebook para aposentados.