Como pagar INSS atrasado mais de 5 anos?

Como pagar INSS atrasado mais de 5 anos?

Para atrasos maiores do que cinco anos, as parcelas são consideradas prescritas. Nesse caso, o contribuinte deve comparecer à agência do INSS para comprovar o exercício do trabalho e fazer os recolhimentos.

Quanto tempo posso atrasar INSS?

contribuintes individuais e MEIs podem pagar até 5 anos de contribuições atrasadas, sem ter que comprovar atividade; existe a possibilidade de pagar mais que 5 anos de recolhimentos atrasados, mas aí o segurado terá que comprovar a atividade que exercia perante o INSS.

Como comprovar que era contribuinte individual?

2. Principais documentos para comprovação do trabalho

  1. Comprovante de pagamento do serviço prestado.
  2. Imposto de Renda.
  3. Inscrição de profissão na prefeitura.
  4. Anotações em documento da empresa na qual foi prestado serviço.
  5. Certidão de nascimento dos filhos.
  6. Contratos de empréstimos.
  7. Fotos no trabalho.
LEIA TAMBÉM:   Qual o artigo de posse de drogas?

Tem como pagar contribuição INSS atrasada?

Somente é necessário que o atraso nas contribuições sejam inferiores a 5 anos. Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Federal para calcular os recolhimentos atrasados, emitir as guias e fazer o pagamento. Atenção: você deve pagar juros e multa pelo atraso de pagamento das contribuições previdenciárias.

Como faço para pagar o INSS de anos anteriores?

É possível, sim, recolher INSS facultativo retroativo, porém, deve ser feito no período de até 6 meses. Entretanto, se passou mais de 6 meses, você poderá pagar a contribuição retroativa ao INSS como contribuinte individual, desde que comprove que exerceu a atividade.

Qual o prazo para o pagamento do INSS?

O recolhimento da contribuição normal deve ocorrer até o dia 20 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição e a do 13º salário até o dia 20 de dezembro. Por exemplo, a contribuição referente ao mês de janeiro deverá ser paga até o dia 20 de fevereiro.

O que é comprovante de inscrição de contribuinte individual?

A Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRS-CI) é o documento que comprova a regularidade de inscrição e de recolhimento das contribuições do segurado contribuinte individual na Previdência Social.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se comer leite condensado?

Como gerar guia de recolhimento do INSS em atraso?

A emissão da guia GPS em atraso pode ser feita online, acessando o SAL. Após esse passo, deverá escolher um dos módulos: Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999; Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999; e.

Tem como pagar o tempo de contribuição que falta para aposentar?

A resposta é depende. Para usar esse tempo para se aposentar, você precisa comprovar que trabalhou como empresário ou autônomo no período em aberto. Assim, com a devida comprovação, poderá pagar as contribuições retroativamente.

Como pagar INSS do período que fiquei desempregado?

Você deve emitir a Guia da Previdência Social pelo site da Receita Federal; Vá até “emissão de GPS para contribuintes individuais…”; As duas primeiras opções são para contribuintes anteriores à 1999 ou a partir de 1999 (clique na qual você se encaixa);