Como os macons se reconhecem entre si?

Como os maçons se reconhecem entre si?

A instituição maçônica adota sinais e emblemas de elevada significação simbólica, reconhecemos um maçom por sinais, toques e palavras de reconhecimento legitimo que somente um bom e regular maçom conhece. Defendemos que nenhum Maçom seja obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei.

Como os demolays se reconhecem?

O DeMolay que completa 21 anos de idade é denominado de “Sênior DeMolay”, perdendo seu direito a voto no Capítulo e Priorado, não sendo mais permitido que ocupe cargos ritualísticos, e podendo se filiar à Associação DeMolay Alumni Brasil (ADAB).

Qual o objetivo dos DeMolays?

A Ordem DeMolay, fundada em 1919 nos Estados Unidos, é uma instituição gerida por maçons que tem como principal objetivo tornar jovens de 12 a 21 anos líderes e melhores cidadãos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as penalidades para quem comete uma infracao?

Quais são os ritos praticados no dia a dia?

Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões. Já as formaturas não costumam ser, em si, religiosas, mas frequentemente têm importantes momentos religiosos.

Por que os maçons são perseguidos?

A história de perseguição explica por que os maçons desenvolveram códigos para se reconhecer no meio de outras pessoas. No aperto de mão, por exemplo, um tocaria com o indicador no pulso do outro. Ao se abraçar, eles colocariam um braço por cima, outro por baixo, em X, e bateriam 3 vezes nas costas.

Qual a origem dos ritos maçônicos da Maçonaria?

A história dos ritos também é diferente: para muitos estudiosos da maçonaria, o ritual escocês foi fundado na França por imigrantes que fugiam de perseguições. Já o de York surgiu na cidade inglesa de mesmo nome, onde teria sido aberta a primeira loja maçônica da Grã-Bretanha.

LEIA TAMBÉM:   Quem anda pra tras?

Será que os maçons são herdeiros dos Templários?

Outra tese afirma que os maçons são herdeiros dos templários, os cavaleiros que viajaram à Terra Santa no século 12 para defender os cristãos, mas acabaram perseguidos pela Igreja. E existe também quem defenda uma origem ainda mais remota, no Egito dos faraós ou na Grécia antiga.

Como a Maçonaria entrou em crise?

“A maçonaria entrou em crise e sofreu uma grande mudança. Tudo que era ligado à prática do ofício na pedra passou a ser alegórico, e as ferramentas viraram símbolos na contemplação dos mistérios da vida”, diz Jeffers. A ordem deixou de ser “operativa” para ser “especulativa”.