Como os antioxidantes podem ser classificados?

Como os antioxidantes podem ser classificados?

Os antioxidantes podem ser classificados em primários, sinergistas, removedores de oxigênio, biológicos, agentes quelantes e antioxidantes mistos. Os sinergistas são substâncias com pouca ou nenhuma atividade antioxidante, que podem aumentar a atividade dos antioxidantes primários quando usados em combinação adequada.

Como se dá a atividade de uma molécula antioxidante?

A ação antioxidante do a-tocoferol se dá tanto por neutralização das formas radicalares, inibindo a peroxidação lipídica, como por inibição direta da peroxidação lipídica (Okigami, 2001).

Que tipo de antioxidante os tocoferóis são e seu mecanismo de ação?

Existem quatro tipos segundo a localização dos grupos metila no anel: α, β, γ, d. A atividade antioxidante dos tocoferóis é principalmente devida a capacidade de doar seus hidrogênios fenólicos aos radicais livres lipídicos, interrompendo a propagação em cadeia.

LEIA TAMBÉM:   Como acabar com o fungo causador da caspa?

Como surgiu os antioxidantes?

História. Como parte importante na sua adaptação a partir da vida marinha, as plantas terrestres começaram a produzir antioxidantes não-marinhos como ácido ascórbico (vitamina C), polifenóis e tocoferóis.

Como são formados os radicais livres em nosso organismo?

Eles são formados a partir de reações químicas de oxirredução. A molécula que sofre oxidação perde elétron para a molécula que sofre redução, a qual ganha elétrons. Tanto o ganho como a perda de elétrons pode gerar uma situação de desemparelhamento dos elétrons de uma molécula, tornando-a um radical livre.

Qual a ação dos radicais livres?

Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando envelhecimento precoce. Ao capturar o elétron dessas células, o radical livre atua como agente oxidante.