Índice
- 1 Como lidar com alunos com altas habilidades?
- 2 É permitido a aceleração de aprendizagem de aluno com altas habilidades superdotação?
- 3 Como desenvolver altas habilidades?
- 4 O que são alunos com altas habilidades?
- 5 Como funciona o processo de aceleração escolar?
- 6 Como identificar uma pessoa com altas habilidades?
- 7 Qual é o significado do aluno?
- 8 Por que o termo aluno pode ser usado?
- 9 Quem é aluno de um curso pela internet?
Como lidar com alunos com altas habilidades?
- Conheça o potencial de seus alunos.
- Dê mais difícil em primeiro lugar.
- Diferencie, mas não acrescente.
- Use e abuse da variedade.
- Mude a abordagem.
- Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível.
- Estipule atividades em pares.
- Conheça os pais de seus alunos superdotados.
É permitido a aceleração de aprendizagem de aluno com altas habilidades superdotação?
Ela está prevista, de forma categórica, em nossa legislação educacional, em seu 59, como uma proposta pedagógica que permite que o aluno superdotado finalize, em menor tempo, a sua escolaridade.
Quais os principais tipos de altas habilidades?
Entre os tipos de altas habilidades/superdotação, apontam-se tra- dicionalmente: o tipo intelectual, que apresenta flexibilidade, inde- pendência, fluência de pensamento, produção intelectual, julgamen- to crítico e habilidade para resolver problemas; o tipo social, que revela capacidade de liderança, sensibilidade …
Como desenvolver altas habilidades?
Os jogos para alunos com altas habilidades, por exemplo, desafiam, entretêm e ajudam a desenvolver o potencial dessas crianças. Jogos didáticos, artesanais e de montar são exemplos. Já o tipo psicomotor precisa de jogos de movimento, enquanto os do tipo talento especial precisam de atividades ligadas às artes.
O que são alunos com altas habilidades?
Isso nos leva ao seguinte conceito: “Portadores de altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica pensamento criativo ou produtivo.
Como deve ser o trabalho educacional do aluno que apresenta altas habilidades?
A suplementação pode ocorrer na sala de recursos e/ou em sala de aula. Suplementar o ensino do aluno superdotado compreende olhar para os interesses específicos do aluno e estimular, incentivar e orientar suas descobertas e pesquisas independentemente de estarem presentes ou não no currículo regular.
Como funciona o processo de aceleração escolar?
As ações do Programa de Aceleração de Estudos consistem na reorganização da Proposta Pedagógica e do trabalho docente tendo em vista a organização de turmas específicas de alunos em situação de distorção idade/ano, respeitando os anos de matrícula desses estudantes, conforme Parecer CEE/PR n.º 19/2015, visando …
Como identificar uma pessoa com altas habilidades?
Existem outros sinais:
- Vocabulário superior ao esperado para a idade.
- Nível de leitura acima da média do grupo.
- Observação acurada.
- Raciocínio incomum.
- Disposição de liderança.
- Relacionamento aberto e receptivo.
- Sensibilidade aos sentimentos dos outros.
- Atenção prolongada e centrada nos assuntos de seu interesse.
Como saber se você tem altas habilidades?
De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), esses alunos apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.
Qual é o significado do aluno?
aluno. Aluno é um conceito que provém de alumnus, um termo latino. Esta palavra permite referir-se ao estudante ou ao aprendiz de uma determinada matéria ou de um professor. Um aluno, portanto, é uma pessoa que se dedica à aprendizagem.
Por que o termo aluno pode ser usado?
O termo aluno pode ser usado também sempre que alguém quiser descrever que uma pessoa aprendeu algo com outra: “podemos ver que o Marcelo é aluno do Guilherme, pois usou a mesma forma de vitimismo que ele”. Desse modo, o conceito de aluno remete a alguém que aprende algo, podendo estar presente em diferentes contextos.
Como qualificar o aluno?
Consoante o elo com a instituição ou a matéria em estudo, é possível qualificar o aluno de diversas maneiras. Um aluno regular, estável ou oficial é aquele que vai regularmente a um estabelecimento e cumpre diversos requisitos para aceder a essa condição (grau académico, participação nas aulas, etc.).
Quem é aluno de um curso pela internet?
Um aluno é também aquele que faz um curso pela internet, seja esse curso de uma universidade ou mesmo um curso livre promovido por alguém com determinado conhecimento e/ou experiência, por exemplo: quando alguém faz um curso online de guitarra ou de criação de bichinhos de pelúcia, então essa pessoa é uma aluna de quem ministra aquele curso.