Como funciona o vale transporte pago pela empresa?

Como funciona o vale transporte pago pela empresa?

O custo do vale-transporte deve ser dividido entre o funcionário e a empresa. Ela pode descontar do salário do colaborador o referente a 6\% do seu salário, sendo o restante pago pelo empregador. E, se o valor total do benefício custar menos do que 6\% do salário, será descontado dele o menor valor.

Pode pagar auxílio alimentação em dinheiro?

O vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais. Ressaltando que pela CLT, o valor do vale alimentação é pago in natura, e não em dinheiro, e mesmo assim, em regra incorpora o salário.

Quando deve ser pago o vale transporte?

Não há uma data estipulada para esse pagamento, uma vez que ele costuma estar vinculado ao momento em que o colaborador completa seu mês de trabalho. Segundo a lei do vale-transporte, o benefício não pode ser pago em dinheiro, sob risco de a empresa receber uma multa.

LEIA TAMBÉM:   E possivel ate mesmo a inversao do ônus da prova em situacões excepcionais como no caso do crime de lavagem de capitais?

Pode pagar VR e VT em dinheiro?

4º da Lei 7.418/85, mantendo a proibição da concessão do VT em dinheiro. 5º do Decreto 95.247/1987 estabelece que é vedado ao empregador substituir o VT por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, salvo em caso de falta de estoque pelos fornecedores, conforme mencionado acima.

O que acontece quando a empresa atrasa o vale transporte?

Caso a empresa deixa de pagar o vale-transporte ao empregado, ele pode rescindir o contrato de trabalho com o empregador e ajuizar uma reclamação trabalhista. Se a empresa deixar de fornecer o vale-transporte ao empregado, ele pode entrar com uma ação pedindo a rescisão indireta do contrato de trabalho com a empresa.

Como é possível emprestar dinheiro aos funcionários?

Em resumo, uma empresa não pode emprestar dinheiro aos seus funcionários, uma vez que essa atividade caracterizaria desvio de finalidade do objetivo principal da mesma e, mesmo que não haja cobrança de juros não é possível.

Qual a justificativa para o pagamento em dinheiro?

Por fim, uma das justificativas das empresas para o pagamento em dinheiro é relativa ao uso de veículo próprio em lugar do transporte público. Nesses casos, o trabalhador pode optar por não receber o vale-transporte e a empresa oferecer o vale-combustível, mas não em substituição, apenas como um benefício optativo.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de folhas de amora?

Como a empresa pode pagar o vale-transporte em dinheiro?

A empresa pode pagar o vale-transporte em dinheiro? Como dissemos na introdução do texto, o pagamento de vale-transporte em dinheiro é proibido de acordo com o artigo 5º do Decreto nº 95.247/1987, que diz: “é vedado ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento”.

Por que não conceder empréstimo diretamente?

Portanto, aconselha-se a não conceder o empréstimo diretamente. Em resumo, uma empresa não pode emprestar dinheiro aos seus funcionários, uma vez que essa atividade caracterizaria desvio de finalidade do objetivo principal da mesma e, mesmo que não haja cobrança de juros não é possível.