Como funciona o prejuizo fiscal?

Como funciona o prejuízo fiscal?

Já o prejuízo fiscal, por sua vez, é o resultado negativo decorrente da apuração do lucro real e compensável com lucros reais posteriores. No período de apuração de ocorrência de alienação de bens do ativo não circulante, os resultados não operacionais, positivos ou negativos, integrarão o lucro real.

Quando posso compensar prejuízo fiscal?

Os prejuízos fiscais (compensáveis para fins do imposto de renda) poderão ser compensados independentemente de qualquer prazo, observado em cada período de apuração o limite de 30\% (trinta por cento) do lucro líquido ajustado.

Qual a diferença de saldo negativo e prejuízo fiscal?

O prejuízo fiscal e o saldo negativo de IRPJ/CSLL Caso o ajuste fiscal da empresa demonstre a ocorrência de saldo negativo (oriundo da identificação de prejuízo fiscal que é calculado por meio do prejuízo contábil), não são exigidos IRPJ/CSLL naquele período, diante da ausência de acréscimos patrimoniais tributáveis.

LEIA TAMBÉM:   O que e um tumor palpebral?

Qual a diferença de prejuízo fiscal e prejuízo contábil?

Prejuízo Fiscal é aquele apurado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR. Já Prejuízo Contábil é o apurado na escrituração comercial.

Qual o período de apuração de Prejuízo fiscal?

No período de apuração em que houver a apuração de Prejuízo Fiscal não há o que se falar em recolhimento de IRPJ e CSLL. “§ 2º Ficam dispensadas do pagamento mensal as pessoas jurídicas que, por meio de balanços ou balancetes mensais, demonstrem a existência de prejuízos fiscais apurados a partir do mês de janeiro do ano-calendário.”

Como compensar os prejuízos fiscais?

Os prejuízos fiscais (compensáveis para fins do imposto de renda) poderão ser compensados independentemente de qualquer prazo, observado em cada período de apuração o limite de 30\% (trinta por cento) do lucro líquido ajustado.

Como foi revogada a disposição de deduzir os prejuízos fiscais?

A disposição que obrigava a deduzir em primeiro lugar os prejuízos fiscais apurados há mais tempo foi revogada no Orçamento do Estado para 2017, pelo que o quadro 9 da declaração modelo 22 de IRC foi alterado de forma a que possamos indicar o ano em que foram gerados os prejuízos fiscais que pretendemos deduzir, e o respetivo montante deduzido.

LEIA TAMBÉM:   Como negociar na Zema?

Qual é o resultado fiscal?

Já o Resultado Fiscal tem como base inicial o Resultado Contábil (seja o lucro ou prejuízo contábil) e sobre este valor serão adicionadas as despesas contabilizadas porém consideradas como não dedutíveis, bem como excluídas possíveis despesas. Trata-se das adições ou exclusões do LALUR (apontadas na ECF).