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Como funciona a brincar?
É uma forma de jogo livremente estruturada que geralmente inclui encenação, substituição de objetos e comportamento não-literal. O que separa a brincadeira de outras atividades diárias é o seu aspecto divertido e criativo, em vez de ser uma ação realizada em prol da sobrevivência ou da necessidade.
Quais são as funções diferenciadas que podem ser assumidas pelo professor conforme o desenrolar de brincadeiras?
Destaco três funções diferenciadas que podem ser assumidas pelo professor, conforme o desenrolar da brincadeira. A primeira delas é a função de “observador”, na qual o professor procura intervir o mínimo possível, de maneira a garantir a segurança e o direito à livre manifestação de todos.
Qual é a brincadeira que começa com Q?
Queimada é um jogo popular em todo o Brasil Praticada no Brasil todo, a queimada (ou queimado) é um jogo de equipe bem dinâmico que faz bastante sucesso no ambiente escolar.
Qual é a brincadeira que começa com a letra E?
Elástico. A brincadeira de elástico é recomendada para crianças acima de seis anos. Pode ser feita no quintal, praça, parque e até dentro de casa.
Quais são as características da brincadeira?
Ainda, segundo esse autor, a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como ainda nas que exigem regras. Podem aparecer também no desenho, como atividade lúdica.
Quais as funções dos jogos e brincadeiras?
Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio e …
Qual o conceito de jogos e brincadeiras e como eles se classificam?
Jogos e brincadeira são comumente compreendidos como sinônimos. Entretanto, pode-se realizar uma distinção. Os jogos possuem regras bem estabelecidas e obrigatórias, desde o início de sua prática. Já nas brincadeiras, as regras são mais fluidas, podem ser facultativas ou se construírem ao longo do brincar.