Como e aberta a conta de lucros acumulados?

Como é aberta a conta de lucros acumulados?

abertas, o art. 8º da Instrução CVM nº 59/1986 prevê que a conta de lucros acumulados contempla apenas a parcela relativa a frações de lucros que não possam ser computados na declaração do dividendo por ação, sendo ainda admitida a sua utilização para abrigar as retenções de

Qual o valor dos lucros acumulados?

Lucros acumulados = Lucros acumulados no início do período + Ganho (ou perda) líquido – Dividendos em dinheiro – Dividendos em ações. O valor é calculado ao final de cada período contábil (trimestral / anual). Como a fórmula sugere, os lucros acumulados dependem do valor correspondente do termo anterior.

Qual o saldo de lucros acumulados de uma empresa?

Um grande saldo de lucros acumulados implica uma organização financeiramente saudável. Uma empresa que sofreu mais perdas do que lucros até o momento, ou que distribuiu mais dividendos do que tinha no saldo de lucros acumulados, terá um saldo negativo na conta de lucros acumulados. Nesse caso, esse saldo negativo é chamado de déficit acumulado.

LEIA TAMBÉM:   O que significa encontrar estrela-do-mar?

Qual a obrigação dos saldos de lucros acumulados?

Respectivos saldos de lucros acumulados precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária. Observe-se que a obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações.

Como funciona a distribuição dos lucros acumulados?

Como funciona a Distribuição dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)? Os lucros acumulados tem idealmente quatro destinos diferentes, são eles: compensar prejuízos, constituir reservas de lucro, compor dividendos a pagar ou aumentar o capital.

Como é obrigatória a demonstração dos lucros acumulados?

Atente-se, ainda, para o fato de que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados é obrigatória, conforme preveem o inciso II do art. 176 da Lei das S.A. e o caputdo art. 274 do RIR 1999. E também foi objeto do texto “Demonstração dos Lucros Acumulados”, publicado no Boletim nº 12/2007.