Como deve ser o trabalho do professor de apoio?

Como deve ser o trabalho do professor de apoio?

O professor de apoio é o profissional que lidará direto com o aluno do Atendimento Educacional Especializado. Será como um anjo da guarda a mediar entre o professor, o processo ensino-aprendizagem e o educando com suas especificidades.

Qual é o papel do professor é o da sociedade no processo de escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais?

Cabe ao professor realizar seu trabalho voltado ao direito da igualdade e de oportunidade a todos, o que não exige um único modo de educar, mas o de poder oferecer a cada indivíduo o que melhor atende às suas necessidades frente às suas características, interesses e habilidades.

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Qual a função do profissional de apoio escolar?

O profissional de apoio escolar não é um monitor ou um auxiliar do professor, portanto, sua função principal é facilitar a acessibilidade do aluno com deficiência. Cada profissional deve atender, no máximo, três crianças, de forma a facilitar a inserção delas na sala de aula da melhor maneira possível. Como está estabelecido no inciso XIII do Art.

Por que as auxiliares são tão educadoras quanto as professoras?

“As auxiliares são tão educadoras quanto as professoras e devem ser incluídas no trabalho de planejamento e formação.” “O diálogo constante e o trabalho conjunto são essenciais para as equipes de professoras e auxiliares. Para isso, é preciso tempo e espaço físico adequados.” “Cada professor tem um projeto específico.

Qual a necessidade de um profissional trabalhar articulado com o professor?

Todavia, a pesquisa destaca a necessidade de esse profissional trabalhar de forma articulada com o professor e ter assegurados os horários de formação em serviço.

Quem pode atuar diretamente com os alunos da escola?

Existem outros agentes que podem atuar diretamente com os alunos da escola. Entre eles, estão o atendente pessoal e o acompanhante. Neste tópico, explicamos o trabalho do atendente pessoal como um auxiliar no processo de inclusão das crianças com deficiência, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão.

Professor de apoio permanente em sala de aula: professor habilitado ou especializado em educação especial que presta atendimento educacional ao aluno que necessite de apoios intensos e contínuos, no contexto de ensino regular, auxiliando o professor regente e a equipe técnico pedagógica da escola.

Qual é a função de um professor de apoio?

O profissional de apoio escolar não é um monitor ou um auxiliar do professor, portanto, sua função principal é facilitar a acessibilidade do aluno com deficiência. Cada profissional deve atender, no máximo, três crianças, de forma a facilitar a inserção delas na sala de aula da melhor maneira possível.

Quais são os tipos de professores que devem ser dispostos para atender a educação especial?

A Resolução CNE/CEB 2/2001, que define as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, estabelece em seu artigo 18, dois tipos de professores que podem atender pedagogicamente os alunos PAEE: o “professor capacitado” e o “professor especializado”.

Qual é a formação do professor da educação básica para trabalhar com alunos com deficiência?

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A Lei de diretrizes e bases (LDB) de 1996 , ao definir o que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes com deficiência, aponta uma diretriz para a formação docente: “professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular.

Que foi lançada as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

Na perspectiva da educação inclusiva, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, define que as instituições de ensino superior devem prever, em sua organização curricular, formação docente voltada para a atenção à diversidade e …